quarta, 27 de maio de 2020 - 19:06h
 Governo Digital: Amapá lança portal integrado de serviços para o cidadão
São mais de 200 serviços cadastrados em diversas categorias para facilitar a relação entre cidadão e órgãos públicos.
Foto: Arte: John Barroso

Nesta quarta-feira, 27, o Governo do Estado lança o Portal de Serviços do Amapá, que reúne mais de 200 itens e informações dos órgãos estaduais, visando facilitar o acesso do cidadão, servidor e empresário amapaense.

O Governo do Amapá reúne todas as suas atribuições em um só espaço. Além dos serviços digitais, a nova plataforma possibilita o atendimento online e a realização de agendamentos.

O site ap.gov.br foi desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) atuou na concepção do layout e na parte criativa do portal. Segundo o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, o objetivo é simplicar a busca de serviços do cidadão, principalmente durante o período atual - em que quase todos eles suspenderam a forma presencial.

"O Portal de Serviços do Governo do Amapá se torna o canal único e integrado para a disponibilização de informações, agendamento, atendimento eletrônico, solicitação e acompanhamento de serviços públicos. A plataforma centraliza a oferta dos serviços públicos, criando um novo conceito de Governo Digital", explicou Lutiano.

O cidadão, poderá, por exemplo, solicitar a Carteira de Trabalho Digital e dar entrada no Seguro Desemprego - serviços 100% digitais. O servidor público estadual, por sua vez, poderá emitir comprovante de rendimento, ficha financeira, contracheques e outros documentos. Já o empreendedor terá a chance, de em um só lugar, emitir alvará de funcionamento ou de vistoria, proteção de nome empresarial e muitos outros.

"Os serviços digitais oferecem acesso fácil para população e empresas, que vão poder interagir durante as etapas dos serviços solicitados, reduzindo tempo e custos desnecessários", acrescentou o diretor-presidente do Prodap.

Navegação

Para acessar a ferramenta, é necessário criar um login a partir de seu CPF e uma senha. Após isso, será possível solicitar qualquer serviço ou informação desejada, além de conhecer os aplicativos e ter acesso às notícias oficiais do governo.