Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 27 de fevereiro de 2020 - 15:27h
‘É início da minha jornada’, diz aluna do 1º ano do ensino de tempo integral
Letícia Sales, de 14 anos, vai estudar na Escola do Novo Saber Alberto Santos Dumont, que oferta o modelo de ensino desde 2017 em Santana.
Por:
Foto: Wellington Costa/Seed
Estudante Letícia Sales vai iniciar o ensino médio no modelo de ensino em tempo integral no Amapá.

Recém-formada no ensino fundamental, a adolescente Letícia Sales, 14 anos, diz estar animada para o início do ano letivo no modelo em tempo integral. Ela participou da cerimônia de volta às aulas nesta quinta-feira, 27, em Macapá.

Letícia vai estudar o 1º do ensino médio na Escola do Novo Saber Alberto Santos Dumont, que oferta o modelo em tempo integral desde 2017 no município de Santana, a 17 quilômetros da capital.

“Via meus amigos irem pra escola de tempo integral e me imaginava fazendo o mesmo trajeto. Hoje é o início minha jornada. Estou muito feliz por isso”, disse, emocionada.

Outra estudante que participou do acolhimento aos novos alunos é a paraense Érika Beatriz dos Santos, 18 anos. A jovem ingressa no 3º ano do Colégio Amapaense, instituição também pioneira na oferta do modelo do Novo Saber.

“Estou animada em poder estudar em uma escola de tempo integral. Sempre ouvi falar coisas boas do ensino de tempo integral, agora teria oportunidade de ver na prática essa nova metodologia de ensino”, destacou.

O governador do Amapá, Waldez Góes, e a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, participaram do acolhimento dos alunos, na companhia de colaboradores da rede estadual de ensino e ex-estudantes do modelo em tempo integral.

A cerimônia de volta às aulas aconteceu nesta quinta-feira, 27, no Colégio Amapaense, que fica localizado no Centro de Macapá.

No último ano do Colégio Amapaense, a estudante Pollyana Figueiredo, 18 anos, foi aprovada no curso superior de letras na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Para ela, o ensino em tempo integral foi fundamental para o vestibular.

“Espero que os alunos que estão ingressando no ensino de tempo integral possam aproveitar de toda estrutura física das escolas e, principalmente, da estrutura pedagógica, que é diferenciada e nos prepara para a vida”, contou.

VEJA TAMBÉM: Rede estadual vai atender mais de 120 mil alunos no Amapá

Na prática

As escolas em tempo integral funcionam em turno único. São nove aulas por dia, com uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais.

O Clube Protagonismo Juvenil e o Projeto de Vida compõem o eixo central do modelo pedagógico das Escolas do Novo Saber. O objetivo é orientar o adolescente para descobrir aonde ele quer chegar e, assim, ajudá-lo nessa jornada.

São fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que eles possam explorar em conjunto os próprios interesses. Os professores também são incentivados a ocupar um espaço de mentoria.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Wellington Costa/Seed 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá