Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 26 de junho de 2019 - 16:15h
Apicultores de Porto Grande são capacitados sobre técnicas de manejo e produção de cera
Município é um dos maiores produtores do Estado, de acordo com o Diagnóstico Socioeconômico da Apicultura e Meliponicultura, feito pelo Rurap.
Por:
Foto: Eduardo Heinzen / Rurap
Dez apicultores passaram pela capacitação, que deve ser ofertada em outros municípios do Estado

Durante cinco dias, 10 produtores rurais do município de Porto Grande receberam uma capacitação realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), sobre manejo de apiários fixos, de colmeias, técnicas de multiplicação e divisão de enxames e processamento de cera.

De acordo com o zootecnista do Rurap, Eduardo Heinzen, a capacitação vem ao encontro do que foi discutido pelo Diagnóstico Socioeconômico da Apicultura e Meliponicultura do Amapá, apresentado em abril, que apontou o município de Porto Grande como um dos maiores produtores do Estado.

Ele explica que os principais gargalos da produção de mel e demais produtos apícolas no Amapá estão relacionados ao manejo racional das colmeias, melhoramento genético, produção de rainhas, beneficiamento de cera, além do processamento e beneficiamento do mel com registro de produtos junto ao serviço de inspeção higiênico sanitário.

“Com a capacitação, os apicultores tiveram a oportunidade de aprender de forma prática e com tecnologia relativamente simples e barata, por exemplo, sobre o processo de purificação, laminação e produção de placas de cera alveolada, podendo, com isso, diminuir o custo da sua produção e aumentar a produção de mel nas colmeias”, pontuou Heinzen.

A capacitação contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AP) e do Instituto Federal do Amapá (Ifap), e deve ocorrer em outros municípios.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá