segunda, 26 de abril de 2021 - 13:36h
Polícia Científica: Governador Waldez entrega novo equipamento da Segurança Pública para Santana
Unidade contou com investimento de R$ 1,3 milhão de emenda de bancada, articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e mais contrapartida estadual.
Foto: Erich Macias/Secom
Novo equipamento oferta serviços mais qualificados e pode acelerar processos criminais.

O Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira, 26, o novo prédio da Polícia Científica em Santana, que conta com uma estrutura moderna e toda equipada para realizar perícia criminal, com laboratórios, tecnologia, armamento, balística, documentos e itens necessários para diversos procedimentos.

Para a construção, o prédio recebeu um investimento de R$ 1.328.104,80, fruto de emenda de bancada federal, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, e mais contrapartida estadual.

O novo equipamento faz parte do Programa Estado Forte, Povo Seguro, que até o fim do ano terá investido R$ 260 milhões na Segurança Pública, utilizando recursos tanto do Governo do Estado, quanto recursos federais, articulados pelos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto.

Com a inauguração, a Polícia Científica passa atender demandas vindas das regiões urbana e rural de Santana, Mazagão e uma parte de Macapá, nos limites das rodovias JK (incluindo o distrito Fazendinha e o bairro Chefe Clodoaldo) e Duca Serra (incluindo o distrito do Coração), além de condomínios localizados nas duas vias.

Segundo o governador do Estado, Waldez Góes, a instalação da Polícia Científica em Santana representa um serviço mais qualificado para o Amapá. Na cerimônia de inauguração, o chefe do Executivo destacou que os serviços ofertados pela unidade poderão acelerar processos e garantir melhores resultados.

“Esse novo equipamento da Segurança Pública representa a união entre o Governo do Estado com a bancada federal, liderada pelo senador Davi Alcolumbre. Quem ganha com tudo é a sociedade e o trabalhador, que agora tem melhor condição e humanização para prestar um serviço mais qualificado”, defendeu.

Sobre o prédio

No térreo o espaço é destinado ao atendimento ao público. Já no primeiro andar estão os setores de serviço interno e laboratórios. E no último andar ficam os alojamentos e salas de criminalística.

A nova unidade da Segurança Pública possui setores de comunicação, departamento de medicina legal e identificação e também laboratórios forense e de criminalística.

A Polícia Científica de Santana oferta exames de lesão corporal, identificação criminal e levantamento papiloscópico. O laboratório forense fará os exames gerais de sangue e drogas, além de DNA, e contará, ainda, com um banco de dados de suspeitos de crimes, com amostras armazenadas para suporte às investigações.

Com toda essa modernização, a central de custódia terá o armazenamento de evidências de locais de crimes, tanto laboratoriais quanto de locais externos, com catalogação digital e contribuindo para o seguimento de investigações a médio e longo prazos.

Investimentos na Segurança

Ainda nesta segunda-feira, 26, o governador Waldez Góes e o senador Davi Alcolumbre visitaram as obras do Píer Integrado de Segurança Pública e do Quartel Marítimo Fluvial, na Fazendinha. Em breve, essas estruturas devem reforçando a segurança no Amapá, principalmente em operações e ocorrências fluviais.

As duas obras fazem parte do plano de ações na Segurança Pública e que já contou com um investimento de R$ 210 milhões, vindos do tesouro estadual e de emendas da bancada federal, frutos da articulação do senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto.

Ao todo são 16 obras, entre quartéis, delegacias, sedes para corporações, um píer integrado e a penitenciária de segurança máxima. Os equipamentos são sediados em Macapá e Santana.

Outros investimentos efetuados em 2019 e 2020 resultaram na entrega de 130 viaturas, 13 ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar, mais de 830 pistolas às polícias e aquisição de programa de rádio comunicadores digitais para todo o estado, investimento de mais de R$ 29 milhões.