Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 26 de março de 2020 - 10:08h
Plataformas educacionais auxiliam professores e estudantes durante o isolamento por conta do coronavirus
Escola Digital Amapá, Escolas Conectadas e AVAMEC ofertam cursos e conteúdos educacionais de forma gratuita.
Por: .Colaboradores: João Marcos Chaves
Foto: Divulgação/Ascom Seed
A comunidade em geral também pode acessar as ferramentas. Os conteúdos passam por uma curadoria e certificação antes da disponibilização à comunidade.

A Secretaria de Educação (Seed) reforça a comunidade escolar a disponibilidade das plataformas Escola Digital Amapá, Escolas Conectadas e AVAMEC, para manter a potencialização da educação no período de suspensão das aulas e prevenção do coronavírus (COVID-19).

As plataformas dispõem gratuitamente de cursos e conteúdos educacionais diversificados, que possuem o objetivo de manter gestores, professores e alunos conectados nesse período de recolhimento.

A comunidade em geral também pode acessar as ferramentas. Os conteúdos passam por uma curadoria e certificação antes da disponibilização à comunidade.

“Os objetos são revisados por professores especialistas da rede nacional de curadoria de objetos digitais, passando por vários critérios para estarem disponíveis para a comunidade. Todo conteúdo disponível na plataforma tem certificação para o aprendizado”, destacou o gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seed, Evaldo Expedito.

Após a Seed atender o decreto do governador Waldez Góes que suspende as aulas da rede pública de ensino, o uso dessas ferramentas são medidas encontradas para manter o processo de ensino-aprendizagem através dos recursos digitais oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado.

Cerca de 80% da comunidade escolar é beneficiada com essas plataformas, que conta com conteúdo programáticos e diversificados que podem ser acessados de celulares, tablets e computadores, evitando o contato com outras pessoas e atendendo as medidas para evitar a contaminação do vírus.

Escola Digital Amapá

A plataforma é oferecida de forma gratuita aos gestores, professores e alunos da rede pública abordando ensino com temáticas e metodologias inovadoras, disponível para acesso no link https://edigital.ap.gov.br

Os recursos midiáticos são diversificados, contendo vídeos, games, infográficos, simuladores e outros que permitem a interação e compartilhamento de informações. Ao todo, soma mais de 4 mil ferramentas disponíveis na plataforma.

Disponível desde 2017, a Escola Digital Amapá é uma iniciativa do Governo do Amapá, através de sua Secretaria de Educação, contando com a parceria do Instituto Natura e da Fundação Telefônica Vivo.

Escolas Conectadas

A plataforma Escolas Conectadas tem o intuito de compartilhar com gestores e professores cursos com conteúdo programáticos que auxiliem na formação continuada através de aulas EAD, a plataforma faz parte do programa ProFuturo da Fundação Telefônica Vivo e Fundação LaCaixa.

No Amapá, o projeto busca inserir os professores no contexto digital, além de proporcionar aprendizado através de novas metodologias e práticas inovadoras. Os cursos estão disponíveis através do link https://www.escolasconectadas.org.br/.

Os cursos são oferecidos de acordo com as demandas e necessidades educacionais dos professores, abordam temáticas variadas que proporcionam a troca de experiências entre os próprios professores e entre as escolas também.

AVAMEC

A Plataforma AVAMEC, do Ministério da Educação (MEC), é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância ao processo ensino-aprendizagem.

São cerca de 90 cursos ofertados gratuitamente para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, profissionais da educação infantil, professores dos ensinos fundamental e médio. O acesso é possível através do link http://avamec.mec.gov.br/.

Para o período de prevenção

A importância do uso dessas plataformas nesse período, além de auxiliar na educação, ajuda na prevenção do covid-19.

Vale ressaltar que durante este período, o contato entre as pessoas deve ser mínimo, e essas tecnologias são as alternativas que podem ajudar na reestruturação da educação, para que nenhum estudante e nem o ano letivo seja prejudicado.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá