Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 26 de março de 2020 - 17:32h
Amapá Jovem: campanha nas redes sociais aborda a importância de ficar em casa
campanha da Secretaria da Juventude está mobilizando os jovens nas redes sociais para ficarem em casa.
Por:
Foto: Divulgação Sejuv
Ação chama a atenção para os cuidados ao contágio do novo coronavírus.

Ficar em casa! Aquele jovem que nos últimos anos foi convidado para sair da frente do computador, deixar um pouco o celular e ir para a rua, hoje é chamado para ficar em casa. Mas por que isso é tão importante? É isso que a Secretaria de Políticas para a Juventude está mostrando nas redes sociais em uma campanha do Amapá Jovem para que os bolsistas e monitores fiquem em casa e compartilhem notícias de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19).

 A campanha é uma das atividades à distância do programa, que precisou suspender as atividades presenciais devido ao risco de infecção pelo vírus.  No primeiro dia foram mais de 3 mil compartilhamentos e 1 mil comentários em um post que mostra qual o papel da juventude durante a pandemia.

“Queríamos alcançar pessoas mais jovens que não estão levando isso a sério. Essa campanha é para o jovem entender que ele é uma parte muito importante no combate a pandemia. Ficar em casa parece ser um ato simples, mas na situação em que estamos é a melhor forma de evitar a multiplicação do coronavírus”, explicou o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé.

Outro objetivo é fazer com que esses jovens tenham acesso às notícias verdadeiras para não espalhar fakenews. O secretário explica que os jovens são incentivados a compartilhar um post educativo, fazer um comentário sobre cuidados que estão tomando, entre outras ações. A Sejuv também disponibilizou cursos online gratuitos para esse período de quarentena.

Gabriel Côrrea mora no município de Amapá, bolsista do programa, está em casa cumprindo o isolamento social e aderiu à campanha.

“Eu já tenho a consciência do papel do jovem neste momento, por isso estou em casa. Agora quero conscientizar outros jovens a tomarem essa atitude, por isso estou participando da campanha”, afirmou o bolsista.

Em um comentário no post, Jaqueline Souza deixou o recado.

“Essa conjuntura se tornou extremamente preocupante. No momento temos que nos conscientizar e entender que a única maneira de combater essa pandemia é através do isolamento social. Por isso, vamos seguir as medidas de prevenção à saúde. Vamos ficar em casa. Faça sua parte e estará salvando vidas!!
#Ficaemcasa”, afirmou na publicação.

Você pode participar da campanha postando o que está fazendo em casa durante a quarentena utilizando as hastags  #AmapáJovem e #JuventudeEmCasa

 Por que é tão importante ficar em casa?

Por ser jovem e não pertencer ao grupo de risco, algumas pessoas não estão preocupadas e não cumprem a quarentena, mas aí é que mora o perigo. Mesmo que a pessoa não esteja mal, se estiver infectada pode transmitir o vírus por até 14 dias. 

A covid-19 é muito mais grave em idosos, que pertencem ao grupo de risco, mas isso não significa que os jovens não podem contrair a doença. Mesmo que não apresente sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, um jovem infectado pode transmitir o vírus e colocar em risco a vida de outras pessoas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá