Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de setembro de 2019 - 22:22h
'É o começo de um novo caminho profissional para nós', diz artesã qualificada em projeto
Mais de 130 pessoas receberam certificados do projeto “Capacitar para Transformar”, nesta terça-feira, 24. Iniciativa é do Estado e Alap.
Por: Andreza Carolina
Foto: Márcio Pinheiro

Contribuir para a autonomia financeira de uma parcela da população amapaense. Este é o objetivo do projeto “Capacitar para Transformar”, que ofereceu 11 oficinas para 139 pessoas em setembro. Os 386 certificados das qualificações foram entregues nesta terça-feira, 24, durante cerimônia no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá e a Frente Parlamentar de Incentivo à Capacitação, Primeiro Emprego e Economia Solidária, da Assembleia Legislativa (Alap). O governador em exercício, Jaime Nunes, acompanhou a solenidade.

Entre as oficinas, estão as técnicas para produção de peças e objetos artesanais religiosos e bolsas; decoupage em vidro e MDF; biscoito; crochê e outros artigos. As aulas foram aplicadas por técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e ocorreram na Casa do Trabalhador, em Macapá. A Alap garantiu o material usado nas capacitações.

O secretário adjunto da Sete, Ezequias Costa, disse que, após a certificação, o Estado continuará a apoiar os alunos que vão receber assistência para montar um núcleo de produção e monitoramento. Eles também poderão ter acesso às carteiras nacional e estadual do artesão.

“A partir da certificação, eles terão a opção de comercializar na Casa do Artesão ou nas Feiras da Economia Solidária. Vamos oferecer também treinamentos e palestras”, reforçou.  

A artesã Diná Bessa, 54 anos, representou as alunas durante a cerimônia. Ela recebeu certificados pelos cursos de artigos religiosos; customização de camisas e de decoupage em caixas de madeira e MDF, e em vidro. Para Diná, a oportunidade traz às mulheres a chance de descobrir talentos e ampliar a renda, o que garante benefícios para a autoestima.

“Além de receber os conhecimentos, nós também participamos das feiras e tudo isso é uma experiência extremamente gratificante. Essa certificação é apenas o começo de um novo caminho profissional para nós”, comemorou.

Para o governador em exercício, o projeto é uma forma de estimular o empreendedorismo local. “O Amapá é uma terra de muitas oportunidades, seja no turismo ou na transformação das nossas riquezas. É importante que a gente capacite, oriente e estimule as pessoas a buscarem conhecimento, pois ele transforma vidas. Nós precisamos da atuação dos pequenos empreendedores, isso traz dignidade e tranquilidade às famílias”, frisou.

A deputada estadual Luciana Gurgel é coordenadora da Frente Parlamentar de Incentivo à Capacitação, Primeiro Emprego e Economia Solidária da Alap. Para ela, o “Capacitar para Transformar” é um projeto transformador de realidades. “Temos aqui pessoas que, a partir das oficinas, tiveram seus sonhos resgatados e a esperança renovada, porque se sentiram úteis e já sonham em ser empreendedores”, disse.  

A solenidade também contou com uma feira de exposição e vendas de artesanato e trabalhos manuais, além de programação cultural e gastronomia.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá