Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de maio de 2019 - 20:50h
Amapá atinge meta de cobertura vacinal contra o Influenza
Até esta sexta-feira, 24, cerca de 180 mil pessoas foram imunizadas nos 16 municípios amapaenses, o que representa 91,94% da meta estabelecida.
Por:
Foto: Marta Bezerra / SVS
Idosos compõem o público-alvo com maior percentual de imunização, 102,71%. Campanha prossegue até 31 de maio

O Amapá alcançou nesta sexta-feira, 24, a meta de cobertura vacinal estabelecida na Campanha Nacional de Imunização contra o vírus Influenza (gripe). Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que monitora os dados do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), o Estado obteve a marca de 91,94% dos públicos prioritários vacinados. Quantitativamente, o resultado indica que 186.928 pessoas receberam as doses da vacina trivalente nos 16 municípios.

A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, destacou que o Amapá é o segundo Estado a obter o resultado, atrás do Amazonas, que antecipou seu cronograma de vacinação. Ela destacou também que, em todo o país, a cobertura está em 70,9%, segundo o MS. “Mesmo já tendo alcançado a meta, seguimos fazendo chamado para que os públicos prioritários se vacinem e sigamos tendo uma das melhores coberturas do país”, disse Marvão.

A SVS alerta que quatro municípios ainda não alcançaram a meta de cobertura: Oiapoque, Santana, Cutias e Mazagão. Entre os grupos prioritários, os maiores percentuais de imunização estão, até o momento, nos idosos (102,71%); puérperas (101,4%), gestantes (98%) e professores (96,88%).

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, avalia que o apoio do Estado aos municípios, com a distribuição de vacinas dentro do cronograma, a qualificação de profissionais e a participação em ações, como o Dia Nacional de Mobilização, foi determinante para mais um ano de resultados positivos. “Trabalhamos para cumprir nosso papel como Estado, de subsidiar os municípios e reforçar as ações onde há debilidades. Agora, precisamos manter a campanha até o fim, no dia 31, e garantir que nossas, crianças, idosos, servidores, trabalhadores da saúde e demais públicos prioritários estejam imunizados”, disse o gestor.

Calendário e público prioritário

A campanha de vacinação prosseguirá até o dia 31 de maio, nas unidades de saúde dos 16 municípios. Os grupos prioritários da campanha são: crianças com 6 meses de idade a menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe.

Reforço

Em 2019, o Estado garantiu a distribuição de 213,7 mil doses da vacina trivalente aos 16 municípios. A SVS também promoveu capacitações às equipes de imunização para atualização dos procedimentos e notificações.

Houve ainda um reforço da campanha com o governo ofertando um posto de vacina no Dia Nacional de Mobilização contra o Influenza e por meio de um cronograma de vacinação em grupos prioritários da segurança pública.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá