quinta, 22 de junho de 2017 - 19:21h
Tecnologia de recursos humanos e folha de pagamento do GEA é apresentada em fórum
Ferramenta foi implantada em 2016 e trouxe mais agilidade e transparência à administração pública estadual
Por: Andreza Carolina
Foto: Bia Reis
A ferramenta é gerida pela Secretaria de Estado da Administração com apoio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação.

Nesta quinta-feira, 22, gestores públicos, servidores e acadêmicos que participaram do ciclo de palestras do III Fórum Permanente de Boas Práticas da Administração Pública puderam conhecer o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento do GEA (SIGRH), por meio de uma palestra ministrada pelo gerente da plataforma, Marlúcio Alcântara.

A ferramenta consiste em um avançado sistema de gestão que gerencia os dados de recursos humanos e folha de pagamento do GEA, é gerida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) com apoio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

Alcântara avaliou a participação como uma forma de compartilhar boas experiências de administração pública com instituições e órgãos diferentes.  “Ao conhecer essas experiências, nós podemos aproveitar os aspectos positivos de cada uma e utilizá-las de forma a potencializar o que temos de melhor no Amapá”, relata.

Durante o evento, Alcântara destacou que um dos principais objetivos do SIGRH é oferecer mais agilidade e transparência aos procedimentos administrativos e torná-los menos burocráticos. Ele explicou que a ferramenta começou a ser desenvolvida em 2015, foi implantada em 2016 e deve ser consolidada nos próximos anos. “Temos 250 servidores trabalhando, sendo 30 digitadores especializados. É um trabalho minucioso que será um legado para o Estado”, frisou.

O servidor explicou que o SIGRH traz ao servidor garantias de que ele vai receber tudo aquilo que é justo e, ao mesmo tempo, traz segurança à administração pública, dando a ela as melhores condições para se tornar ainda mais eficiente e desenvolver uma gestão dentro das melhores práticas da administração pública.

Alcântara enfatizou que a consolidação de um sistema como o SIGRH leva, em média, cinco anos, todavia, em apenas dois anos já se observam aspectos positivos, como a disponibilização de 60% dos relatórios analíticos para tomada de decisões. O sistema permite, ainda, que os órgãos realizem suas homologações de estruturas organizacional, incluindo servidores efetivos, cargos comissionados e contratos administrativos.

III Fórum de Boas Práticas

Com o tema Governança Pública, o III Fórum Permanente de Boas Práticas da Administração Pública ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TER-AP) e reuniu palestras e debates.

O Fórum foi uma realização do TRE-AP, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE/AP), em parceria com o Governo do Estado do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Universidade Federal do Amapá, Assembleia Legislativa do Estado e Prefeitura Municipal de Macapá.