quinta, 22 de junho de 2017 - 12:58h
Sistema de Gestão do GEA é apresentado no Fórum de Boas Práticas na Administração Pública
Segundo palestrante, implantação do SIGA tem gerado uma economia de 25% nas aquisições de governo
Foto: André Rodrigues
O Fórum de Boas Práticas na Administração Pública está na terceira edição e este ano traz como tema a Governança Pública.

No segundo dia do III Fórum de Boas Práticas na Administração Pública, o Governo do Estado do Amapá levou para o ciclo de palestras a experiência de implantação de uma importante ferramenta para a gestão de recursos. O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) compreende um conjunto de procedimentos, sistemas informatizados, normas legais, órgãos e entidades, todos a cargo de gestores públicos, responsáveis pela definição das políticas e diretrizes de compras, assim como pelos processos de aquisição de bens e materiais e contratação de obras e serviços. Todo esse conjunto é administrado eletronicamente por software.

De acordo com o administrador Joseman Pereira, da Secretaria de Estado da Administração, o governo reuniu em um só ambiente todas as informações e serviços corporativos relacionados a aquisições públicas de bens e materiais e a contratação de obras e serviços pelos 58 órgãos e entidades do Estado.

Ele palestrou nesta terça-feira, 22, sobre a implantação do Siga na gestão do Executivo estadual. Segundo ele, o sistema agora passou a abranger outras áreas, além da aquisição de produtos e serviços.

“O mesmo sistema que baseia as compras públicas está sendo implantado no almoxarifado e controle patrimonial. O agrupamento dessas várias atividades gerou uma economia de 25% do que era gasto para executar essas atividades. O Siga é uma solução amapaense, pois foi customizado para as necessidades da administração pública local. É uma ferramenta que empodera o gestor e dá mais transparência, segurança e impessoalidade”, afirmou o palestrante.

De acordo com ele, a estrutura do Siga apresenta informações e serviços da Central de Licitações do Estado como, por exemplo, o andamento e os resultados dos processos de concorrência pública, tomada de preços e convite. Por ela é possível acessar diversos sistemas informatizados de gestão e a informações de interesse específico, como atas de registro de preços geridas pelos seus respectivos órgãos e entidades, além de documentação complementar pertinente a essa sistemática de compras.

O Fórum de Boas Práticas na Administração Pública está na terceira edição e, este ano, traz como tema a “Governança Pública”. O evento, que é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), conta com o apoio do Governo do Amapá e outros parceiros.