Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 22 de maio de 2020 - 14:46h
Amapá obtém decisão favorável do STF para transposição definitiva de trabalhadores do ex-Território ao quadro da União
Decisão beneficia mais de 19,8 mil amapaenses, segundo a Sead. O Amapá foi o primeiro estado a entrar com ação pela legalidade da EC 98.
Por: Da Redação
Foto: Divulgação/PGE
Procurador-geral do Estado Narson Galeno, e o procurador do Estado em Brasília Davi Evangelista, que conduziram a ação.

Por unanimidade, nesta quinta-feira, 21, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou de forma favorável a ação com recurso jurídico “amicus curiae” conduzida pela Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE), sob comando do governador Waldez Góes. A matéria é em defesa da Emenda Constitucional 98, que garante a transposição definitiva de trabalhadores do ex-Território Federal do Amapá para o quadro da União.  

Segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead), a decisão vai beneficiar mais de 19,8 mil amapaenses civis ou militares, que tiveram relação ou vínculo funcional, empregatício, estatutário ou de trabalho com o ex-Território Federal do Amapá, enquadrando-os definitivamente no quadro da Administração Pública Federal. A EC 98 abrange pessoas que trabalharam sem concurso público entre outubro de 1988 e outubro de 1993, antes de o Amapá virar estado. 

Histórico

O procurador-geral do Estado do Amapá, Narson Galeno, lembrou que a ação teve início ainda em 2018, contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) que entendia ser ilegal a EC 98.

“Desde então o Amapá luta para garantir aos trabalhadores a transposição para o quadro da União. Com sua força de trabalho, essas pessoas contribuíram com a construção do nosso estado e merecem ter esse direito reconhecido. Essa vitória é do povo do Amapá”, frisou Narson Galeno.

Leia também:

- Transposição de servidores é prioridade, afirma Waldez em Brasília

- Estado terá economia de R$ 12 milhões por mês com transposição de servidores da EC 79

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá