Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de junho de 2022 - 08:29h
Governo do Amapá orienta aplicação de 4ª dose de vacina contra a covid-19 para novos públicos
Estado segue recomendação do Ministério da Saúde para aplicação do 2º reforço em pessoas acima de 40 anos e pessoas acima de 18 anos que tomaram a vacina Janssen.
Por:
Foto: Arquivo/ Secom
Medida foi anunciada nesta segunda-feira, 20, pelo Ministério da Saúde.

O Estado do Amapá passou a orientar que os municípios liberem a 4ª dose contra covid-19 para dois novos públicos. A medida atende a duas notas técnicas do Ministério da Saúde emitidas na segunda-feira, 20.

A nota técnica 176/2022 estabelece os critérios para aplicação do segundo reforço em pessoas acima de 40 anos de idade e a nota 177/2022 estabelece o esquema de vacinação para quem recebeu a vacina Janssen no esquema primário (dose única).

Para pessoas acima de 40 anos de idade, o segundo reforço deve ser feito a partir de quatro meses depois da aplicação do 1º reforço para quem recebeu vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac no esquema primário (1ª e 2ª dose). A vacina a ser utilizada será preferencialmente a da Pfizer, em caso de não disponibilidade poderá ser utilizada a vacina da Janssen ou AstraZeneca.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais deve ser imunizadas preferencialmente com vacina da Pfizer, quatro meses após o primeiro reforço. Em caso de não disponibilidade, a vacina Coronavac deve ser utilizada.

“Os reforços são doses importantes para a garantia da proteção da população, por isso é necessário que todos cumpram seu esquema vacinal. Os estudos apontam que pessoas que estão com as doses de reforço em dia estão mais protegidas contra a covid-19”, explica a coordenadora de Unidade de Imunobiológicos do Amapá, Angélica Oliveira.

As pessoas de 18 a 39 anos que receberam vacina no esquema primário da Janssen (dose única), devem ser atendidas com o 2º reforço, independentemente do imunizante utilizado no primeiro reforço.

Para pessoas de 50 anos ou mais que receberam a vacina Janssen no esquema primário, independente do imunizante utilizado nos reforços anteriores, será feito um terceiro reforço. O intervalo entre as doses do 1º e 2º reforço será de quatro meses, assim como do 2º ao 3º reforço. As vacinas utilizadas nesses casos devem ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá