terça, 21 de maio de 2019 - 09:55h
Comitiva do Amapá leva secretária nacional para ouvir jovens de três municípios
Temas que mais prevaleceram foram qualificação para o mercado de trabalho e acesso ao ensino superior nos locais visitados pela comitiva.
Por: Weverton Façanha
Foto: Philippe Gomes/Secom
Comitiva percorreu os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes

Uma comitiva do Governo do Amapá levou a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, para conversar com jovens de três municípios amapaenses nesta segunda-feira, 20. O órgão é ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a vinda da gestora foi articulada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Dois temas prevaleceram no diálogo dos jovens com secretária: implantação de ensino superior nas regiões visitadas e qualificação para o mercado de trabalho.

A comitiva percorreu os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes. Além de ouvir as necessidades da juventude do interior do Amapá, Jayana Nicaretta apresentou as políticas públicas do governo federal que pretende implantar no Amapá. Também foram apresentados os planos das gestões estaduais e municipais voltados para os jovens.

A primeira cidade a ser visitada foi Pedra Branca do Amapari. O encontro ocorreu na Escola Estadual Maria Helena Cordeiro. Em seguida, a comitiva se deslocou para Porto Grande, para o encontro no Centro Comunitário, e o terceiro e último compromisso da agenda na segunda-feira foi no município de Ferreira Gomes, na Escola Estadual Maria Iraci Tavares.

Nas três localidades, as visitas foram marcadas por apresentações teatrais, musicais e culturais. Os eventos reuniram cerca de 2 mil jovens nos três municípios.

A aluna da Escola Maria Cordeiro, Emely Nascimento, 14 anos, do município de Pedra Branca, expôs à secretária nacional da Juventude sua preocupação. “É fundamental a presença de autoridades para ouvir as nossas necessidades. E deixo aqui uma delas que é o acesso ao ensino superior no nosso município”, destacou a jovem.

Já o estudante Elias Filho, 15 anos, da Escola Estadual Elias Trajado, de Porto Grande, pediu mais oportunidade para os jovens se qualificarem. “Seria muito bom se tivéssemos instituições que nos preparasse para o mercado de trabalho, pois, nós jovens queremos trabalhar, mas as vezes é exigido uma qualificação melhor e nós não temos”, argumentou.

Depois de ouvir atentamente cada sugestão, a secretária Jayana Nicaretta, fez uma análise de sua agenda nos municípios. “Estou muito grata pela recepção nestas cidades, mas quero evidenciar nosso compromisso. Pois vamos lutar junto com os governos estadual e municipal, para implantar os programas da gestão federal nos municípios do Amapá como, o Espaço 4.0, que é o nosso carro-chefe e enfatizo que, dar oportunidade aos jovens do interior, é uma política dessa nova gestão do governo federal”, anunciou a ministra.

O secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, já vem percorrendo outros municípios, além da capital, levando as políticas públicas do governo do Estado voltadas para a juventude. E reforçou que continuará contemplando os jovens do interior com as ações. “Vamos buscar que eles sejam contemplados com políticas públicas do Estado e União, e trabalhar parcerias com os municípios, a fim de criar oportunidades para tornar a nossa juventude mais ativa e com responsabilidade”, declarou.

Agenda

De volta à capital Macapá, na terça-feira, 21, a ministra Jayana Nicaretta participa de uma sessão na Assembleia Legislativa (Alap), pela manhã, juntamente com o titular da Sejuv, Pedro Filé. E à tarde, terá um encontro no Teatro das Bacabeiras, com a juventude de Macapá e o governador Waldez Góes, a partir das 15h. A agenda se encerra à noite com roda de conversa com jovens na Ilha de Santana, no município de Santana, na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva.

Créditos:

Foto: Philippe Gomes/Secom