terça, 21 de janeiro de 2020 - 21:34h
Governo define retomada das obras do Plano Rodoviário Estadual na região leste do Amapá
O governador Waldez Góes, a empresa responsável e prefeitos da região leste do Amapá discutiram o plano de trabalho para execução das obras durante o inverno.
Foto: Marcio Pinheiro

Nesta terça-feira, 21, no Palácio do Setentrião, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, recebeu os prefeitos dos municípios de Itaubal, Cutias e Amapá, para discussão sobre a retomada das obras do Plano Rodoviário Estadual. O plano volta à execução após articulação do Governo do Estado do Amapá (GEA) junto ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

A empresa responsável pela ordem de serviço apresentou para os gestores municipais o plano de trabalho para a execução das obras no período de inverno.

O Plano Rodoviário atende sete rodovias estaduais, que possuem galerias ou pontes. A empresa apresentou uma proposta de execução do trabalho para o inverno, entretanto, as chuvas tornam inviável a terraplanagem, asfaltamento e sinalização, mas permitirá a construção das galerias e pontes novas.

Etapas:

- A rodovia AP-070 possui cinco pontes e galerias e é por onde o trabalho será iniciado;

- Na AP-340, a ponte sobre o Rio Curicaca receberá o serviço, inicialmente;

- Na AP-110, que liga São Joaquim do Pacuí ao Itaubal, há duas pontes que fazem parte do Plano;

- Na AP-426, a ponte do Meruoca também está na ordem para receber o serviço durante o inverno.

Verão

A partir do verão, as obras entrarão na fase de terraplanagem, asfaltamento, sinalização e o restante das obras. De acordo com o governador do Amapá, a ligação entre os municípios através das rodovias irá facilitar o acesso de insumos e a exportação de produtos da região leste do Estado.

“Vamos atuar com várias frentes de trabalho, mesmo durante o inverno, na intenção de dar andamento a todo esse processo de produção de grãos e de pecuária na região leste do Amapá”, reforçou Góes.

O senador Davi Alcolumbre, em articulação conjunta com o GEA, conseguiu destravar toda a retomada do Plano Rodoviário junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o que, também, viabilizou R$ 58 milhões para o asfaltamento entre São Joaquim e Cutias e mais R$ 19 milhões para o acesso entre as rodovias AP-070 e a BR-156.

Créditos:

Márcio Pinheiro