Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 20 de setembro de 2019 - 15:39h
Cursistas encerram oficina de biojoias com apresentação de peças confeccionadas por eles
Oficina tem o objetivo de incentivar a população quanto ao empreendedorismo local; novas turmas já estão sendo preparadas.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão/Agência Amapá
20 alunos participaram do evento realizado numa parceria entre a Agência Amapá, Cifpa e Afap

Um desfile de moda com peças produzidas pelos próprios cursistas durante toda esta semana, encerrou nesta sexta-feira, 20, a I oficina de Biojoias realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá). A capacitação ocorreu no auditório da pasta, no bairro do Trem, em Macapá.

Durante o desfile, os alunos apresentaram peças como colares, brincos, bolsas e pulseiras produzidos com escama, couro e partes ósseas das espécies pirarucu, aruanã, pescada amarela, acará acú e tilápia, além de couro bovino, couro de bode e caroços de açaí.

A oficina é uma iniciativa do governo, através da Agência Amapá em parceria com o Centro Profissional de Pesca e Aquicultura (Cifpa) e a Agência de Fomento do Amapá (Afap). O objetivo é fomentar a atividade econômica individual e oportunizar a abertura de negócios próprios para a geração de emprego e renda em Macapá e nos demais municípios.

Foram cinco dias de aprendizados em que a turma de 20 alunos foi da teoria à prática com os ensinamentos repassados pelos professores do Cifpa. De acordo com o diretor do Centro Profissional de Pesca e Aquicultura, professor Everaldo Borges Matos, esta é a primeira vez que o Centro realiza a oficina no formato de auditório e, para um público diverso.

“Nós ficamos felizes por esta iniciativa e queremos dizer que o Centro estará sempre à disposição, pois o Amapá vai crescer na medida em que estivermos de mãos dadas e voltados para a população. Foram apenas 20 horas, mas muito produtivas. Todos os alunos atenderam às expectativas e conseguiram produzir uma peça e, isso nos gratifica” declarou Borges.

O diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Joselito Abrantes parabenizou a todos os participantes por acreditarem na iniciativa do governo do Executivo e obterem êxito nas produções.

“O que o governo busca com essas iniciativas é oportunizar novos mercados e novas perspectivas de vida para a população. Queremos em breve ver esses cursistas abrindo seus próprios empreendimentos e, também, empregando outras pessoas e, assim ampliando o mercado e a geração de emprego e renda” ressaltou Abrantes.

Durante a I Oficina de Biojoias os alunos também tiveram palestras sobre abertura e regularização de microempresa, informações sobre acesso a microcréditos e, ainda, sobre financiamentos através da Afap.

Novas turmas para o curso de biojoias já estão sendo preparadas. Os interessados devem se inscrever na Agência Amapá, na Av. Cônego Domingos Maltês, 916, bairro Trem. Ou pode ligar para o número (96) 98414-1036 e, também, enviar e-mail para: presidente@ageamapa.ap.gov.br.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá