quinta, 20 de junho de 2019 - 15:52h
Em Calçoene, Seafro auxilia na implantação de órgãos de promoção da igualdade Racial
Coordenadoria e conselho paritário devem fortalecer projetos e ações afirmativas na região.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Seafro
Técnico da Seafro, Marco Antônio Marques, palestra sobre políticas públicas para igualdade racial

Durante dois dias, técnicos da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) estiveram no município de Calçoene, a cerca de 350 quilômetros de Macapá, com o objetivo de auxiliar a prefeitura local para implantação de órgãos de promoção da igualdade racial.

Na noite de terça-feira, 18, no plenário da Câmara de Vereadores, os assessores técnicos Marco Antônio Marques e Raimundo Maciel palestraram para funcionários do município, moradores e lideranças da existência desses órgãos para o fortalecimento e implementação de políticas públicas e legislações específicas.

O primeiro órgão a ser criado, através de decreto, é a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial. Como já acontece em outros municípios, fica vinculado ao gabinete do prefeito. Outro importante ponto levantado pelos assessores da Seafro foi o Conselho Municipal de Igualdade Racial, o qual deverá contar com membros do poder público, dos movimentos sociais e da sociedade civil.

“Um dos maiores avanços com a criação desses órgãos será o acesso ao Sinapi [Sistema Nacional de Igualdade Racial], uma ferramenta do governo federal para o fortalecimento de ações afirmativas, apoio a projetos e acesso a recursos de diversos ministérios”, explicou o técnico Raimundo Maciel.

Entre os presentes, representantes da Associação dos Remanescentes Quilombolas do Cunani, a única do município reconhecida como remanescente pela Fundação Cultural Palmares.  Integrante da entidade, Cleiton Moraes diz que a perspectiva com a criação dos órgãos seja de fortalecimento do movimento negro e das manifestações culturais da região – no Cuniani, é mantida a tradição da zimba.

“Aqui, já temos um movimento voltado para o fortalecimento da população negra e suas tradições. Fazemos eventos culturais em novembro, mês da Consciência Negra, bem como já fazemos a escolha dos mais belo e bela negra. A Coordenadoria e o Conselho virão para fortalecer ainda mais esse movimento”, diz Cleiton.

O prefeito de Calçoene, Júlio César Buscarons, conhecido como Júlio Sete Ilhas, enfatizou a importância de fortalecer e empoderar os movimentos sociais e culturais em âmbito municipal.

“Nosso quilombo do Cunani, por exemplo, guarda uma história, suas tradições e peculiaridades, preservada por sua população. Então, nada mais justo do que criar todos os mecanismos necessários para dar mais força a essa luta”, assinalou o prefeito.

Uma vez criada a coordenação municipal e nomeado seu titular, o que deve acontecer ainda neste mês de junho, a proposta de criação do conselho deverá ser encaminha para a Câmara Municipal de Calçoene.

Na quarta-feira, 19, a equipe da Seafro foi convidada a conhecer o sítio arqueológico do Solstício, conhecido como o Stonehenge do Amapá, e a praia do Goiabal. São dois conhecidos pontos turísticos da região e uma aposta para a geração de renda, junto com as manifestações culturais locais.

Créditos: Gabriel Penha / Seafro