Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 20 de abril de 2020 - 16:22h
Nova etapa: Estado intensifica construção da ponte sobre a Lagoa dos Índios
Trecho da Duca Serra está sendo preparado para receber tubos de grandes dimensões, que formarão os pilares da estrutura.
Por:
Foto: Carlos Cardozo/Secom
Escavação abre espaço para a inserção de tubulões de ar comprimido

Com o desvio do tráfego de veículos para pistas provisórias, o Governo do Estado deu continuidade a construção da nova ponte da Lagoa dos Índio, na Rodovia Duca Serra (AP-020), zona oeste de Macapá.

Agora, a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) realiza a etapa denominada de infraestrutura ou fundação.

Esse processo consiste primeiramente na escavação do solo para a inserção de tubulões de ar comprimido abaixo do nível da água – um tipo de fundação profunda. Com uma espécie de grande forma de metal, os pilares da ponte são moldados com madeira, concreto e ferragens, formando as bases da estrutura.

Paralelamente a isso, outra equipe da Setrap atua na confecção das ferragens que serão utilizadas nessas primeiras etapas. O trabalho é realizado em um canteiro montado no local da obra.

“Nessa fase nós preparamos o solo e erguemos as estruturas de sustentação da ponte. Aqui vamos repetir todas as fases que executamos no outro lado da pista, onde o fluxo de veículos foi liberado de maneira provisória”, explicou o Secretário de Transporte, Benedito Conceição.

Após isso, a base plana da nova ponte começará a ser erguida.

Sobre a obra

A nova ponte sobre a Lagoa dos Índios terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento.

O projeto, que faz parte da duplicação da Duca Serra, também prevê que todo o entorno da estrutura seja revitalizado, com a construção de ciclovia, área de contemplação, acostamento, serviços de sinalização e iluminação.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Carlos Cardozo/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá