Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de fevereiro de 2020 - 17:55h
Rede estadual discute elementos de liderança para fortalecer escolas
Mais de 300 gestores participam do evento, que ocorre em Macapá. ‘Caminhos para a Qualidade da Educação’ foi o tema deste ano.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ministrou a palestra “Coragem para liderar”.

Começou nesta quinta-feira, 20, o Encontro de Gestores Escolares 2020, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento reúne mais de 300 gestores da rede estadual, entre diretores, diretores-adjunto e coordenadores pedagógico.

A importância do perfil de liderança do gestor para fortalecer as escolas marcou o primeiro dia do evento. Até sexta-feira, 21, os participantes discutem sobre o tema “Caminhos para a Qualidade da Educação”, no auditório do Sebrae, em Macapá.

A titular da Seed, Goreth Sousa, ministrou a palestra “Coragem para liderar”, que aborda relações interpessoais, ambientes favoráveis para aprendizagem na escola e preparo para as mudanças e desafios da educação.

“O gestor deve dar atenção ao clima escolar, estabelecer objetivos comuns, focar no pedagógico e firmar laços com a comunidade. Estabelecer essas relações de confiança e desenvolver pessoas é fundamental para o sucesso do estudante e da escola”, disse.

Além da palestra de incentivo à liderança, os gestores também socializaram boas práticas de gestão, tiveram acesso ao diagnóstico da rede estadual de ensino e sobre execução de projetos estratégicos da política educacional do Estado do Amapá.

De acordo com a diretora da escola Barão do Rio Branco, Ágatha Favacho, o primeiro dia de encontro deu destaque ao direcionamento de como envolver todos os agentes da escola por uma educação de qualidade aos estudantes.

“Cada um na escola tem seu papel para o processo de ensino e aprendizagem. Então toda a equipe tem que estar focada nesse objetivo, que é a aprendizagem do aluno”, destacou a gestora.

Veja abaixo a programação do 2º dia

Dia 21 (sexta-feira)

  • 8h às 8h30 – Acolhimento
  • 8h30 às 10h30 – Chegou a hora de revisar o Projeto Político Pedagógico para Implementação da BNCC e RCA
  • 10h30 às 11h – Intervalo
  • 11h às 13h – Checklist – O que precisamos fazer em 2020 para obtermos melhores resultados?
  • 13h - Encerramento
GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Seed

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá