terça, 18 de outubro de 2016 - 18:17h
CPF é obrigatório na inscrição da Chamada Escolar
Alunos que não possuem o documento podem retirar nas unidades do Super Fácil, Receita Federal e Correios

A primeira etapa da Chamada Escolar teve início nesta terça-feira, 18, e segue até 18 de novembro, via internet e por meio de formulário. A ação objetiva recensear os interessados em vagas nas escolas públicas do Amapá.

Para se inscrever este ano, é obrigatório que o aluno possua o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento é necessário para evitar a duplicação da inscrição. Ele pode ser retirado nas unidades Super Fácil de Macapá e Santana, Receita Federal, e Agências dos Correios. No Super Fácil, o usuário precisa pagar o valor de R$ 7, e já recebe o número do CPF na solicitação.

Outros documentos também são necessários: certidão de nascimento, CPF, e carteira do SUS (para aluno), e RG, CPF e comprovante e residência (do responsável pelo aluno).

Para os interessados em estudar nas escolas localizadas na zona urbana de Macapá e Santana, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet por meio do site www.escolapublica.ap.gov.br. Aqueles que desejam ingressar nas escolas do interior do Estado ou em escolas das zonas rurais de Macapá e Santana deverão preencher um formulário impresso disponíveis nessas unidades escolares.

As escolas localizadas nas zonas urbanas de Macapá e Santana vão oferecer informações e suporte à comunidade para quem enfrentar dificuldade de acesso à internet, com computadores e apoiadores para viabilizar a realização da inscrição online.

A iniciativa abrange escolas estaduais e municipais da rede pública com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Regular, além da Educação de jovens e Adultos (EJA). O processo também é destinado aos interessados em mudar de escola.

A Chamada Escolar organiza o planejamento educacional da oferta de vagas por bairro para cada ano letivo e é necessária para a realização da matrícula escolar, mas não garante a vaga. O cadastro ocorrerá de forma articulada envolvendo a Rede Estadual Pública de ensino e as redes municipais de Macapá e Santana, sob a coordenação de um Comitê Gestor Tripartite.

As demais etapas da Chamada Escolar serão o reordenamento escolar, a pré-matrícula e a matrícula, os quais serão normatizados em edital publicado e divulgado posteriormente.