Técnicos de setores específicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão reunidos com membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para aprimorar processos administrativos que envolvem contratos e compras, em especial, de medicamentos. A intenção é elaborar um novo fluxograma de aquisição, de modo a otimizar e tornar mais eficientes as etapas do processo de compra.
A medida faz parte de um conjunto de oficinas que a Sesa buscou junto ao Conass, através do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases). Tornar o processo de compra mais eficiente é um dos pontos de reestruturação gerencial da Sesa, que visa qualificar a equipe técnica de setores, como licitação, contratos e convênios, procuradoria de assessoramento à saúde, bem como os demais que envolvem a coordenadoria administrativa, para que cada uma das etapas do processo de aquisição, seja melhorada.
"Trabalhar uma reestruturação gerencial é primordial, porque o nosso estado tem certas peculiaridades que acabam dificultando a compra, principalmente, de medicamentos, e temos que tornar esse processo mais eficiente. Isso nos possibilita gerenciar de uma forma melhor, diminuir a burocracia e manter nossa rede sempre bem abastecida", reforçou a secretaria adjunta de Gestão à Saúde, Clélia Gondin.
A oficina, que iniciou nesta quinta-feira, 19, e segue por mais um dia, terá apresentação de um diagnóstico situacional, discussões em grupo, atualização de legislação que envolve o processo de compra, e definição de um termo de referência para aquisição. De acordo com a assessora técnica do Conass, Lore Lamb, entender a importância de cada etapa setorial é necessário para dar celeridade ao processo.
"Trabalhar a disponibilidade de medicamentos é algo que tem impacto diretamente na população, e, por isso, todos os técnicos por onde passam as tramitações devem saber a importância do trabalho. Fazer esse intercâmbio entre os próprios setores também facilita compreender melhor o processo para dar agilidade a ele", ressaltou Lamb.