terça, 18 de dezembro de 2018 - 10:18h
Governador anuncia ampliação do Plano de Mobilidade Urbana em Santana
Em 2018, o governo concluiu obras de mobilidade urbana em 23 km de vias; para os próximos anos, o objetivo é alcançar mais 45 km.
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Anúncio foi feito durante aniversário de 31 anos do município nesta segunda-feira, 17

O município de Santana, a 17 km de Macapá, completou 31 anos de criação nesta segunda-feira, 17. Para celebrar a data, com apoio do governo, a prefeitura organizou uma programação cultural que atraiu centenas de pessoas à Praça Cívica, um dos locais mais movimentados do segundo maior município do Estado.

O governador Waldez Góes prestigiou a programação que incluiu shows musicais, chegada do Papai Noel, Auto de Natal e apresentação da Escola de Samba Império do Povo, além de um momento ecumênico, no qual um padre e um pastor abençoaram Santana e seus moradores.

Além de prestigiar o evento, Waldez Góes visitou quiosques onde empreendedores trabalhavam, conversou com moradores que prestigiavam a programação cultural e ajudou no corte do bolo de 31 metros de comprimento.

Em seu discurso, ele parabenizou a cidade e sua população. “Santana tem uma história muito bonita e uma importância estratégica para o desenvolvimento do nosso Estado. A população santanense merece qualidade de vida e o Governo do Amapá trabalha nesse sentido”, ressaltou.

Góes mencionou parcerias entre o Poder Executivo estadual e a Prefeitura de Santana como um convênio de R$ 6 milhões para serviços de limpeza urbana e destinação final de resíduos sólidos, assinado em janeiro de 2017 e o Plano de Mobilidade Urbana de Santana, que garantiu 23 km de vias contempladas com pavimentação, drenagem, terraplenagem, calçamento, meio-fio, ciclovia e sinalização, obras que trazem maior acessibilidade e trafegabilidade no município. Em junho de 2018, o governo do Estado lançou serviços para recuperar outras vias da cidade.

Os investimentos do Estado em Santana se refletem também em setores como a saúde e a educação, com a inauguração da unidade de nefrologia, Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, em junho de 2017; e com a implantação das Escolas do Novo Saber em instituições de ensino público como Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves.

Waldez frisou que, nos próximos anos, o objetivo é continuar trabalhando para assegurar mais serviços em benefícios da população santanense. “Mesmo em um período de crise econômica nacional, nós atuamos para melhorar as condições de vida em Santana. Nos próximos anos, a ideia é trabalhar em pelo menos 45 km de ruas e avenidas da cidade”, anunciou.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, reconheceu o papel do Governo do Amapá para garantir mais serviços no município. “Contamos com esse apoio para continuar ampliando o desenvolvimento da nossa cidade”.

A empreendedora, Eliza Lima, é moradora do bairro Nova Brasília e trabalhou durante o evento vendendo churros e pipoca. “Nós que moramos em Santana vemos o quanto a cidade está ficando mais desenvolvida, mas é claro que ainda podemos crescer muito mais. A celebração foi bonita e garantiu uma boa venda. Quero usar o dinheiro que estou arrecadando para melhorar as festividades de Natal lá em casa”, disse.

Equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) garantiram a segurança da celebração.

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom