sexta, 18 de setembro de 2020 - 17:01h
Governo investe em bomba d'água mais potente para reforçar sistema da Caesa em Macapá
Novo equipamento foi ativado nesta quinta-feira, 17, e produzirá 2 milhões de litros de água por hora.
Foto: Camila Ramos
O novo equipamento substitui uma bomba antiga, danificada no último dia 2.
O Governo do Amapá investiu R$ 220 mil na aquisição de uma nova bomba de captação de água bruta, com potência de 350 CV, para reforçar o sistema da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) na capital do estado. A nova bomba chegou à capital no último dia 5, e teve sua instalação com nova estrutura específica concluída nesta quinta-feira, 15. O equipamento produz 2 milhões de litros de água por hora, e agora integra o parque com outras duas bombas, que também serão trocadas em breve por modelos mais modernos adquiridos pelo Estado.

“Esse investimento do Governo do Estado chega em um momento importantíssimo, pois a distribuição de água potável não pode parar, mesmo com a queda na arrecadação da Companhia em ocasião da pandemia, que chega a 60%”, explicou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

O novo equipamento substitui uma bomba antiga, danificada no último dia 2, que será consertada e reativada caso haja falha em algum dos equipamentos, evitando desabastecimento na cidade.

Modernização

A bomba anterior funcionava com o motor submerso ligado em um cano de aço de aproximadamente 8 metros, muito vulnerável a rompimentos, já o novo equipamento adquirido pelo governo é compacto e anfíbio, com uma tecnologia que está no mercado a cerca de 5 anos, na qual o motor e a bomba ficam submersos em um espaço menor, o que facilita a manutenção e diminui os riscos de danos.

Além disso, a nova bomba custa 1/4 do valor da sua antecessora, e possui componentes de custo e modelos mais acessíveis para manutenções.