Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 18 de março de 2020 - 19:00h
Covid-19: Governo do Amapá começa implantação de leitos de cuidados intensivos
A instalação dos equipamentos está sendo possível a partir do pacote de medidas enfrentamento ao COVID-19, lançado pelo governador Waldez para proteger a população amapaense
Por:
Foto: Arquivo Sesa
Sala com leitos instalados no Hospital Estadual de Oiapoque e equipe recebendo treinamento

Mesmo sem casos confirmados, o Amapá prossegue implementando as ações do pacote de medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do COVID-19, lançado pelo governador Waldez Góes para proteger a população amapaense.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou a implantar leitos de isolamento para cuidados intensivos, destinados a pacientes que eventualmente contraiam a doença.

Inicialmente, o governo está implantando os 23 leitos, mas já trabalha numa nova frente para dispor de mais 30, com previsão de instalação num período de 40 dias.

Os Hospitais Estaduais dos municípios de Santana e Oiapoque, localizado na fronteira com a Guiana Francesa (onde 11 casos estão confirmados), foram os primeiros a receber os equipamentos, com 1 e 2 leitos, respectivamente.

A instalação dos leitos de cuidados intensivos está sendo possível a partir do decreto de situação de emergência assinado pelo governador, que também autorizou a liberação de R$ 14 milhões para a saúde pública como medida emergencial de enfrentamento e prevenção à crise do COVID-19.

"Apesar de ainda não haver casos confirmados aqui no estado, estamos nos preparando para o enfrentamento a essa doença. Por isso, além da disponibilidade dos leitos na rede pública, também estamos com tratativas com outras instituições para que, caso necessário, entrem como suporte para este enfrentamento", informou o secretário de estadual de saúde, João Bittencourt.

Ele explicou que os novos leitos de cuidados intensivos serão instalados em ambientes separados, dentro das unidades. Não serão utilizados nenhum dos leitos que a rede hospitalar já dispõe para tratamento intensivo.

Dois 23 leitos que já estão em fase de implantação, serão disponibilizados nas seguintes unidades:

- Clínica de Doenças Transmissíveis do Hospital Clínicas Alberto Lima (Hcal) - 5 leitos;

- Hospital da Criança e do Adolescente (Hca) - 3 leitos infantil, 4 leitos para adolescentes e gestantes;

- Hospital de Emergência (HE) - 4 leitos;

- Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) - 1 leito;

- Hospital Estadual de Santana (HES) - 3 leitos;

- Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) - 2 leitos;

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte - 1 leito;

- Hospital Estadual de Laranjal do Jari - 1 leito.

O pacote de ações faz parte do segundo nível de enfrentamento ao novo coronavírus. Na primeira fase, o governo amapaense ativou e implantou medidas do Plano de Contingência elaborado pelo Estado e aprovado pelo Ministério da Saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá