Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 17 de julho de 2020 - 19:21h
Amapá é o único estado do Brasil a apresentar desaceleração no número de casos de covid-19 
Pesquisa foi realizada pelo jornal Folha de São Paulo, com auxílio de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) 
Por:
Foto: Phillippe Gomes
SVS aponta lockdown como uma das medidas que permitiram a desaceleração de casos de covid-19 no Amapá

O jornal Folha de São Paulo publicou na quinta-feira, 16, dados de uma pesquisa realizada pelo próprio veículo de comunicação, que aponta o Amapá como a única unidade federativa a não apresentar alta no número de novos casos de infecção por coronavírus. 

A pesquisa utilizou um modelo estatístico desenvolvido por dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Renato Vicente, professor do Instituto de Matemática da USP e membro da rede Covid Radar (que monitora a doença), e Rodrigo Veja, doutorando em física pela instituição.  

O modelo se baseia na evolução de casos por área (cidade, estado ou país), em um período de 30 dias no qual a doença teve um pico de contágio, comparada ao período mais recente. A partir dessas informações foram medidas a aceleração da pandemia e a maneira pela qual o número de casos aumenta ou diminui. 

Segundo a pesquisa, dos 27 estados do país, 16 se encontra na fase acelerada, em que o número de novos casos está crescendo, enquanto 10 encontram-se na fase estável, sem aumento de novos casos, porém, sem apresentar uma redução. 

Para o superintendente de Vigilância em saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, os números refletem o trabalho e desempenho do Governo do Estado em estabelecer medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, como suspensão das aulas, quarentena e o lockdown.  

“Esse dado é positivo, nos motiva a continuar desempenhando o trabalho realizado, mas ainda não é momento de relaxar nos cuidados, precisamos continuar com o uso da máscara, distanciamento social e medidas preventivas no combate ao coronavírus”, exclamou Dorinaldo 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá