Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 16 de maio de 2018 - 09:04h
GTA vira tema de concurso de redação estudantil
Iniciativa é em homenagem aos 12 anos de criação do Grupo Tático Aerotransportado do Amapá.
Por:
Foto: Divulgação
Autor da melhor redação, de cada categoria de ensino, será premiado com um tablet e visita à base do GTA

A Coordenadoria de Operações Aéreas do Grupo Tático Aerotransportado (COpAer/GTA) do Amapá, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), promove Concurso de Redação Estudantil junto às escolas da rede estadual. Com o tema "GTA salvando vidas e garantindo segurança", a iniciativa homenageia os 12 anos de criação do Grupo Tático Aerotransportado do Amapá.

O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas estaduais nas seguintes etapas da educação básica: fundamental II (6º ao 9º ano), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fundamental e médio. Os estudantes deverão produzir redação no gênero textual dissertativo-argumentativo de, no mínimo 20, e máximo de 30 linhas.

A produção textual em sala de aula pelos alunos deve ser feita até o dia 30 de maio. As escolas vão eleger os melhores textos por categoria e encaminhá-los para a comissão avaliadora do concurso até 13 de junho.

O autor da melhor redação, de cada categoria de ensino, será premiado com um tablet e visita à base do GTA; os professores orientadores receberão Certificado de Honra pelos serviços prestados e dedicação ao ensino.

O edital do concurso está disponível no site da Seed, www.seed.ap.gov.br. O resultado final será divulgado no dia 25 de junho, também no site da Secretaria de Educação. A cerimônia de premiação será em 27 de junho, na Base do GTA.

GTA

A Coordenadoria de Operações Aéreas do Grupo Tático Aerotransportado (COpAer/GTA) foi criado através da Lei nº 1.016, de 30 de junho de 2006, alterada pela Lei nº 1.335, de 18 de maio de 2009 e Decreto nº 0579, de 3 de março de 2006, para realizar missões de policiamento ostensivo preventivo aerotransportado, operações policiais repressivas, atendimento pré-hospitalar básico e avançado, operações de busca e salvamento e, ainda, outras missões de relevante interesse público, com a utilização de aeronaves de asa fixa e rotativa.

O GTA atualmente é composto por 23 integrantes entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares criteriosamente recrutados e formados em Curso de Operações Aéreas (COA) para exercerem funções de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos em operações de cunho policial e bombeiro, embarcados em aeronaves de asas rotativas ou fixa e em apoio terrestre em viaturas.

Até a presente data, são inúmeras as missões relevantes, sejam isoladas ou em integração com outras forças de segurança pública, que obtiveram êxito, notadamente as de caráter policial preventivo e repressivo, contendo e isolando células criminosas, bem como as de proteção e resgate de vidas. Desde a sua implantação, o GTA já atendeu mais de quatro mil ocorrências, entre terrestres e aéreas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá