Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de setembro de 2017 - 17:18h
Governo lança campanha de vacinação contra febre aftosa
Meta é vacinar 98% do rebanho de bovinos e bubalinos e superar a campanha do ano passado, que alcançou 95,6% de cobertura.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
Vacinação do rebanho tem permitido ao Amapá avançar na classificação sanitária e almejar novos mercados

O Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 15, na Fazenda Bela Vista, em Santana, a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa, que acontece até o dia 15 de novembro. Este ano a expectativa é vacinar 98% do rebanho de bovinos e bubalinos, algo em torno de 334 mil cabeças de gado. O bom desempenho nas campanhas de imunização credenciou o Amapá a alcançar duas mudanças de status sanitário em relação à aftosa neste ano.

O governador do Estado, Waldez Góes, enfatizou que o Amapá, em breve, receberá o certificado de área livre de febre aftosa, com vacinação. Atualmente, o Amapá possui status de médio risco para contaminação.

“Em pouco tempo nós receberemos a certificação do Ministério da Agricultura, e isso se deve ao incansável trabalho dos servidores do Estado e aos criadores. Assim, observamos que estamos evoluindo”, comemorou.

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro, explicou que para o trabalho obter um resultado positivo, é necessário que seja realizado de forma conjunta entre Estado e criadores.

“Nós organizamos e entramos com equipes técnicas para manter os detalhes da ação e os produtores entram com os aportes em suas propriedades. Somente com o esforço de todos será possível atingir as metas”, declarou.

Após vacinar o rebanho, cada produtor necessita informar a Diagro, até o dia 25 de novembro, o quantitativo de animais vacinados, divididos por faixa etária e sexo, além de apresentar a nota fiscal da compra das vacinas. Dessa maneira, a Diagro emite uma declaração de atualização vacinal, que serve para realizar os levantamentos sobre os rebanhos do Estado.

Os trabalhos de vacinação dos rebanhos seguirão de forma intensa para que o Amapá mantenha o status, pleiteando para 2019 a certificação de livre de aftosa sem vacinação. Atualmente o Estado, possui um rebanho de mais de 340 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos.

O presidente da Associação dos Criadores do Amapá (Acriap), Jesus Pontes, salientou a importância da campanha e destacou os benefícios que o Amapá terá ao passar para “livre da aftosa com vacinação”.

“Como criadores, sabemos da importância da vacinação, pois, temos certeza que foi esse esforço, de seguir todas as normas, que nos proporcionou entrar na área de livre da aftosa com vacinação. E a partir da certificação, novos mercados se abrirão para o Amapá”, declarou o presidente.

No Brasil, o único do Estado considerado como zona livre de febre aftosa sem vacinação é Santa Catarina, onde o último caso da doença aconteceu em 1993. A partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a aftosa e proibida entrada de bovinos provenientes de outros estados, onde a vacinação é obrigatória.

O evento contou com as presenças de diversos produtores de animais, deputados federais Roberto Góes, Cabuçu Borges, André Abdon e Marcos Reategui, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amapá, Iraçú Colares, da Superintendente Federal da Agricultura no Amapá, Suely Colares, além de secretários do Estado.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá