sábado, 16 de março de 2019 - 10:15h
Dia do Artesão será comemorado com uma extensa programação
Atividades ocorrerão no dia 19 de março, das 18h às 20h, na Casa do Artesão. O espaço foi totalmente revitalizado pelo Governo do Amapá.
Por: João Clésio
Foto: Maksuel Martins/Secom
Casa do Artesão estará aberta para visitação e comercialização das peças produzidas pelos profissionais amapaenses

No dia dedicado a São José, 19 de março, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), realiza uma programação especial para comemorar o Dia Estadual do Artesão. O santo é padroeiro do Estado do Amapá e também da categoria.

No evento, das 18h às 20h, haverá a inauguração da Galeria Mestres Artesãos do Amapá, da nova identificação visual da Casa do Artesão, entrega da Carteira Nacional e Estadual do Artesão, apresentação de dança de salão, atendimentos de massoterapia, acupuntura e servido um coquetel aos artesãos.

A Galeria Mestres Artesãos do Amapá homenageia em vida e em memória, nove artesãos indicados pelo segmento como pioneiros na arte de transformar madeira, argila, sementes, cipós e outros materiais, extraídos da natureza, em arte. A galeria tem nomes como: Moacir Marques dos Santos (em vida); Miriam Hosana de Oliveira (in memoriam); Rosângela Nascimento Costa da Silva (em vida); Niná Barreto Nakanishi (in memoriam); Waldir Ribeiro Fonseca (em vida); Eleni Lima de Moraes (em vida); Mestre Trokkal (in memoriam); Marciana Nonata Dias (em vida) e Pedro Romualdo Pereira (in memoriam).

“Cada uma dessas pessoas tem uma enorme contribuição para o desenvolvimento do artesanato local, seja produzindo ou repassando seus conhecimentos para outros. O governo do Estado considerou mais do que justo prestar essa homenagem”, afirmou o coordenador Estadual de Artesanato, Paulo Moisés da Silva Ruy Secco.

No Dia Estadual do Artesão, o visitante vai observar uma nova identificação visual no prédio da Casa do Artesão. Serão instalados na área externa quatro grandes painéis nas paredes com fotos de peças artesanais. Outra novidade é a identificação bilíngue dos ambientes internos. Durante o evento, os artesãos e público em geral vão receber serviços gratuitos de massoterapia e acupuntura e também participar de uma aula de dança de salão.

Durante a programação haverá a entrega das carteiras nacional e estadual do artesão. O documento é concedido apenas para quem for cadastrado no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo, e trabalhadores manuais que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros. A carteira possibilita a participação em feiras coordenadas pelo PAB em todo o País, feiras estaduais, capacitações, etc.

A novidade este ano é o Concurso de Peças Artesanais. A votação popular que vai escolher as três melhores peças ocorrerá nos dias 29 e 30 de março, na Casa do Artesão. As peças inscritas ficarão expostas e os votos serão depositados numa urna. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro, respectivamente, R$ 600, R$ 400 e R$ 300.

“A gente tem muito o que comemorar. A festa em homenagem ao Dia Estadual do Artesão será realizada na Casa do Artesão, um ambiente reformado e revitalizado pelo governo do Estado para receber os visitantes e turistas, bem como expor e comercializar as peças artesanais. São profissionais que contribuem com o desenvolvimento do Estado e ajudam a divulgar o Amapá, através de sua arte, ao mundo”, disse a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcella Chesca.

São José e o artesanato

São José, segundo o Novo Testamento, era esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Descendente da casa real de David, é venerado como santo pelas igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. A Igreja Luterana também dedica o dia 19 de março à sua memória. Por ter exercido o ofício de carpinteiro, tornou-se padroeiro dos operários, dos carpinteiros e dos artesãos.