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sexta, 15 de março de 2019 - 13:21h
Blitz educativa esclarece dúvidas sobre diretos e deveres do consumidor
Ação comemora o Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira, 15. Blitz se concentrou em cruzamento do Centro de Macapá.
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Foto: José Baia/Secom
Chefe do Núcleo de Fiscalização do Procon, Lana Silva, disse que é atribuição do órgão, educar consumidores e fornecedores

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira, 15, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) realizou, em Macapá, uma blitz educativa para orientar e esclarecer dúvidas dos consumidores quanto aos seus direitos e deveres. A ação se concentrou na esquina da Rua: São José com a Avenida: Padre Júlio Maria Lombaerd, no Centro, onde foi estacionada a van do instituto com materiais de divulgação dos serviços.

Durante a blitz, os fiscais do Procon/AP distribuíram o Guia do Consumidor, com orientações sobre como, quando e onde reclamar sobre produtos e serviços. De acordo com a chefe do Núcleo de Fiscalização do Procon/AP, Lana Silva, o objetivo é aproximar os consumidores e mostrar os serviços que são realizados pelo órgão. “É nossa atribuição fazer a educação no mercado de consumo e, a blitz serve para levar esse atendimento até o consumidor para que ele possa sanar suas dúvidas”, destacou.

Lana Silva completa que entre as principais dúvidas do consumidor, estão as relativas aos prazos para a troca de produto, pagamentos, garantias, propaganda e cancelamentos de serviços. “É direito básico do consumidor dispor de todas as informações de produtos e serviços, e o papel do Procon, além de fiscalizar, é orientar sobre isso", explicou.

O técnico em vendas, Christian Trindade, aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas sobre serviço de internet e atendimento bancário.

“Eram dúvidas que eu já tinha há meses, mas ainda não tinha tido a oportunidade de tirar no Procon. Então, a blitz foi uma ocasião bastante oportuna”, disse Trindade.

Semana do Consumidor

A blitz educativa integra a Semana do Consumidor iniciada na segunda-feira, 11, com a divulgação de vídeos com dicas ao consumidor nas páginas oficiais do órgão nas redes sociais.

Dia 12 de março, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Procon/AP e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), para orientar empreendedores e, também, teve palestra educativa para acadêmicos do curso de Direito; na quarta-feira, 13, ocorreu a apresentação do edital do 2ª Concurso de Redação “Educação para o Consumo” aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes; na quinta-feira, 14, funcionários do comércio participaram de palestra sobre qualificação, ministrada por assessores jurídicos e Núcleos do Procon/AP.

E nesta sexta-feira, além da blitz, ocorreu o lançamento do edital do 2ª Concurso de Redação “Educação para o Consumo”, como o tema “Somos Todos Consumidores”

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Créditos:

José Baia/Secom

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