segunda, 14 de setembro de 2020 - 18:43h
Governo do Amapá inaugura espaço de integração para educadores
Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas foi inaugurada nesta segunda, 14, na Escola Estadual Jesus de Nazaré. A ideia deve ser replicada em outras instituições da rede estadual.
Foto: Vandy Ribeiro
O objetivo da integração é facilitar o processo de aprendizagem do estudante.

Pesando em um contexto de educação cada vez mais integrada, o Governo do Amapá dá início a um novo projeto: a Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas. O espaço piloto foi inaugurado nesta segunda-feira, 14, na Escola Estadual Jesus de Nazaré, zona sul de Macapá, para que as demais instituições de ensino possam visualizar e replicar o ambiente em suas estruturas.

Nesse local, os educadores podem compartilhar conhecimentos, ideias, opiniões e pontos de inspiração, além de utilizar tecnologias de maneira criativa e inovadora. O objetivo da integração é facilitar o processo de aprendizagem do estudante.

A Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas conta com um espaço de integração e troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos. Para auxiliar este processo, o local possui itens como computadores com acesso à internet, bloco de cavalete, data show e tela de projeção, mesas e cadeiras compartilhadas, além de visualização das metas, indicadores e principais informações da escola ambiente.

Com a novidade, a ideia é que os profissionais da comunidade escolar realizem planejamentos pedagógicos contínuos e colaborativos, ao mesmo tempo em que valorizam os interesses e atendam às necessidades de cada aluno em um ambiente totalmente favorável a essas atividades.

Em uma reunião online, gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Goreth Sousa, reforçou que a Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas traz mudanças para os educadores, especialmente o coordenador pedagógico.

"Esse novo espaço vai apoiar o início de uma grande mudança do papel do coordenador pedagógico e o resgate da sua importância. Isso porque esses profissionais têm a função de articulação, de formação e de transformação. Eles devem agir como mediadores entre o currículo e os professores, bem como entre pais de estudantes e corpo docente", destacou Goreth.

Ainda segundo a gestora, com todos recursos necessários para desenvolver ações pedagógicas de apropriação e implementação do Referencial Curricular Amapaense, a iniciativa passa a oferecer um ambiente agradável com interação, troca de experiência e construção participativa do projeto pedagógico.

Expansão

A Seed reuniu virtualmente com gestores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede estadual de Macapá e Santana para apresentar a proposta de implementação da Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas nas unidades escolares. As reuniões aconteceram por Núcleos de Atendimento Educacionais (NAE's).

“Quando entendemos a importância e o poder do planejamento em uma escola, tudo faz a diferença. A educação do Amapá está dando um salto para o futuro, pois esta iniciativa só irá enriquecer a metodologia adotada e almejada por qualquer professor”, expressou a diretora da Escola Estadual Jesus de Nazaré, Rubeneide Lima.