Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 14 de março de 2019 - 19:30h
Aniversário da Fortaleza de São José de Macapá terá apresentações artísticas e culturais
Programação, coordenada pela Secult, inicia no domingo, 17. Haverá exposições fotográficas, corte do bolo e programação voltada para crianças no anfiteatro.
Por: Weverton Façanha
Foto: Secom/GEA
Fortaleza de São José de Macapá completa 237 anos no dia 19 de março

O Governo do Amapá preparou uma programação especial para comemorar os 237 anos da Fortaleza de São José de Macapá. A edificação militar é uma das principais do Brasil, construída no século XVIII pelos portugueses. A coordenação do evento alusivo ao aniversário é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Este ano a programação iniciará no domingo, 17, com um ato religioso no qual a Fortaleza receberá a imagem de São José, padroeiro do Amapá. Posteriormente, as ações continuarão na terça-feira, 19, data de aniversário da fortaleza e feriado estadual de São José, com uma cerimônia que contará com a presença de autoridades e comunidade, corte do bolo e apresentações artísticas.

No período da tarde haverá uma programação diversificada com aulas de danças como zumba, axé, dance e outros; além atividades lúdicas, esportivas e de lazer. As atividades ocorrerão no anfiteatro da Fortaleza. A programação ainda contará com exposições fotográficas de Macapá antiga e um memorial de fotos da Guarda Territorial, que ficará exposto durante toda a semana.

“Quero convidar o povo amapaense a prestigiar essa simples e singela homenagem à Fortaleza de São José de Macapá, pois ela é um dos nossos símbolos e certamente única em todo o Brasil. Esperamos, em breve, transformar o nosso monumento em um patrimônio histórico mundial”, disse o secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomen. 

 

Programação

Domingo (17) 

Local: Fortaleza de São José

9h30 - Recepção da Imagem de São José de Macapá na Fortaleza.

Terça-feira (19)

Local: Fortaleza de São José

9h - Abertura da programação de aniversário de 237 anos da Fortaleza de São José de Macapá.

Abertura da exposição fotográfica: “Macapá Através dos Tempos” – fotos da Macapá antiga. (Segue durante toda semana)

Exposição da Guarda Territorial – “Memorial da Guarda Territorial” (segue durante toda semana)

9h30 - Palavra das autoridades

Parabéns e corte do bolo comemorativo

Apresentação artística cultural

Tarde

Local: Anfiteatro da fortaleza

15h - Aulão de danças (Zumba, Axé, Dance e outros)

Atividades lúdicas, esportivas e de lazer (Para crianças)

Fortaleza

Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação do Brasil, segundo pesquisas arqueológicas da Universidade de Pernambuco. Ela foi erguida com o propósito de defender a Amazônia diante da possibilidade de uma suposta invasão francesa.

Localizada em uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados à margem esquerda da foz do Rio Amazonas, a Fortaleza de São José é um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense. Foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950, e elevado à categoria de museu em 2007.

A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Secom/GEA e Maksuel Martins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá