sexta, 14 de fevereiro de 2020 - 13:31h
Waldez exalta parcerias com Marinha do Brasil durante troca de comando
O capitão Carlos Augusto de Souza Junior assumiu o posto de comandante da Capitania dos Portos substituindo o capitão Fernando Cézar da Silva.
Foto: Maksuel Martins
Governador do Amapá em entrevista após cerimônia troca de comando da Capital dos Portos, em Santana.

O governador Waldez Góes apontou como indispensável o papel exercido pela Marinha do Brasil no Amapá, um estado que possui 300 quilômetros de leitos do Rio Amazonas e 600 quilômetros de litoral atlântico. A declaração aconteceu nesta sexta-feira, 14, durante a troca de comando da Capital dos Portos, em Santana. O capitão Carlos Augusto de Souza Junior assume o posto substituindo o capitão Fernando Cézar da Silva.

Durante a cerimônia, Waldez reconheceu o trabalho realizado pelo capitão Fernando Cézar da Silva ao longo de dois anos e desejou boas-vindas ao novo comandante.

O governador exaltou o trabalho em conjunto à Marinha do Brasil. Ele lembrou que a instituição está convidada para utilizar o Píer Integrado da Segurança Pública - uma das 15 obras com ordem de serviço autorizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) – com os demais órgãos ligados à pasta.

“Estamos construindo um píer integrado para atender aos órgãos estaduais e federais. Quanto mais unida e integrada a articulação das agências, melhor o povo será servido. A Marinha do Brasil cumpre um papel fundamental especialmente nas políticas de assistência social. O novo comandante e eu já conversamos sobre projetos comunitários, especialmente aqueles voltados para evitar casos de escalpelamento, um desafio para a Amazônia e o Amapá”, disse.

O capitão Fernando Cézar da Silva ressaltou que, ao longo dos dois anos, o trabalho em conjunto com o governo do Estado ganhou forças. Principalmente na realização de ações educativas em escolas para despertar nos estudantes o interesse em assuntos navais. Outro destaque foi que o governo estadual apoiou a realização do Seminário sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluida e sua Aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas – um projeto que busca atualizar as cartas náuticas (espécies de mapas marítimos) e, assim, obter informações importantes sobre a navegabilidade na região, que possui características próprias.

“O Governo do Amapá também apoia na preparação para a inauguração de uma futura agência da Marinha do Brasil no município de Oiapoque, um espaço que funcionará como um quartel na região. Essas parcerias são importantes e vão gerar benefícios, principalmente para a população do Amapá”, disse o capitão Fernando Cézar da Silva.

O novo comandante da Capitania dos Portos sinalizou a intenção de reafirmar as políticas de parcerias.

“A Marinha do Brasil tem como objetivos garantir a segurança da navegação e salvaguardar vidas. Espero aperfeiçoar o trabalho que vem sendo realizado”, ressaltou.

Créditos:

Maksuel Martins