terça, 13 de março de 2018 - 13:28h
Projeto Defesa Civil nas Escolas inicia atividades na José de Alencar
Proposta busca introduzir conteúdos sobre cuidados e prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e desastres naturais.
Foto: Maksuel Martins/Secom
A Escola José de Alencar foi a instituição onde o piloto do projeto foi desenvolvido em 2017

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar, em especial aquelas localizadas em áreas propícias a problemas geológicos, o Governo do Amapá lançou nesta terça-feira, 13, o projeto Defesa Civil nas Escolas. O evento aconteceu na Escola Estadual José de Alencar, onde o piloto do projeto foi lançado no ano passado, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec).

De acordo com a tenente Meiry Correia, coordenadora do projeto, uma das propostas do Defesa Civil nas Escolas é trabalhar a cultura da prevenção, em que os alunos aprendem noções básicas de defesa civil e educação ambiental, além de conteúdos de cuidados e prevenção de acidentes domésticos e de primeiros socorros.

Outra proposta, segundo a coordenadora, é formar cidadãos conscientes do que acontece ao seu redor. “Estamos em um período chuvoso, tem crianças que residem em área de ressaca, outras em área de risco de enchentes. Então, vamos trabalhar com elas para que saibam como proceder nestes casos e o que fazer para evitar situações dessa natureza”, explicou a oficial.

Para o comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho, a importância do projeto para o futuro será significativa, pois as crianças estão em uma fase de aprendizado. “Se nós cultivarmos e aguçarmos a percepção destas crianças, com certeza nós teremos um futuro melhor”, frisou.

A diretora da Escola José de Alencar, Nazaré Rodrigues, notou as mudanças no comportamento das crianças, no ano passado, com a experiência do projeto na instituição. “Antes, muitos estudantes tinham dificuldade de comunicação, mas isso melhorou com a presença dos bombeiros e a atividades desenvolvidas junto com as crianças”, testemunhou.

O projeto

O projeto Defesa Civil nas Escolas envolve teatro de fantoches, jogos educativos, oficinas de reciclagem, entre outras, sempre em dois dias na semana, às terças e quintas-feiras. Durante as atividades, os alunos têm contato através de palestras sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental e visita ao campo, onde poderão desenvolver os conhecimentos adquiridos na escola durante o projeto.

Para este ano, o Corpo de Bombeiros Militar pretende estender a experiência para mais 32 escolas, buscando atingir aproximadamente 3,5 mil alunos da rede estadual e municipal do ensino fundamental I.

A ideia é que, no futuro, a disciplina de defesa civil seja inserida na grade curricular de alunos do ensino fundamental I. E, com isso, contribuir para a construção de uma cultura de prevenção e preparação de riscos e desastres ao desenvolver, nas crianças, a capacidade de perceber e identificar a vulnerabilidade, criando nelas, comportamentos voltados para a segurança em sua comunidade.

Créditos:

Maksuel Martins/Secom