Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 12 de dezembro de 2018 - 22:31h
Governo reforça segurança com a formatura de novos soldados da Polícia Militar
São cerca de 300 novos policiais militares preparados para atuar em qualquer município do Estado com unidade da PM/AP.
Por: Andreza Carolina
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Formatura dos novos policiais finaliza o processo de preparação dos soldados aprovados no concurso público realizado pelo Estado

O efetivo da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) foi reforçado com cerca de 300 novos policiais militares nesta quarta-feira, 12, durante a formatura da primeira turma de aprovados no concurso público para o cargo de soldado da (PM/AP) – Quadro de Combatentes. Após seis fases do certame, os novos militares passaram por um Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) e estão aptos para atuar em qualquer município amapaense com unidade da PM/AP, conforme necessidade da instituição.

Durante a solenidade, que ocorreu no Comando Geral da PM/AP, em Macapá, a primeira-dama Marilia Góes representou o governador Waldez Góes, que cumpre agenda em Brasília. Em seu discurso, ela enfatizou a necessidade de reforçar o quantitativo de policiais militares. "Com o aumento do efetivo da Polícia Militar, o governo estadual busca fortalecer a segurança pública oferecida à nossa população", ressaltou Maília.

Ela acrescentou que, a partir de fevereiro de 2019, candidatos que atualmente passam por outras fases do certame devem iniciar o Curso de Formação e Aperfeiçoamento, ampliando ainda mais o efetivo da PM/AP.

Durante o evento, o comandante geral da corporação, coronel Rodolfo Pereira, frisou que os novos policiais militares serão distribuídos pelos municípios amapaenses a partir de janeiro. "Este momento marca o início da reposição do efetivo da Polícia Militar. Todo o Estado será contemplado com novos polícias, sendo que Macapá e Santana serão priorizadas, pois nessas cidades se concentram a maior parte das ocorrências policiais", registrou o comandante.

Ananda de Jesus, 24 anos, é uma das novas policiais militares do Amapá e, durante a cerimônia, foi homenageada com uma medalha por ser a primeira colocada do Curso de Formação e Aperfeiçoamento. Emocionada, contou que sempre quis exercer a profissão.

"A Polícia Militar é muito respeitada pela população amapaense, por isso, sempre quis ingressar na instituição. Espero utilizar todo o conhecimento que adquiri durante o Curso de Formação e Aperfeiçoamento para atender a comunidade da melhor forma possível", afirmou Ananda.

O desejo de ser policial militar também se concretizou para Thales Schneider, 29 anos, que tentava ingressar na carreira desde 2009. "Passar nesse concurso não foi fácil, mas hoje esse sonho se tornou realidade. Agora, minha expectativa é contribuir para promover mais segurança à população amapaense", registrou Schneider.

A turma recebeu o nome de "Cabo Emily Karine de Miranda Monteiro", em homenagem à policial militar assassinada em agosto de 2018 pelo ex-companheiro. Durante a solenidade, a família da policial foi homenageada com uma placa.

Mais concursos públicos

Mesmo em um período de dificuldade econômica nacional, o Governo do Amapá vem realizando concursos para áreas estratégicas com o objetivo de atender a população da melhor forma possível. O Poder Executivo estadual empossou 292 professores, auxiliares educacionais e pedagogos, além de ter convocado 238 profissionais de diversas áreas da saúde de certames anteriores a 2015.

Durante a atual gestão, foram realizados 13 concursos públicos. No setor da segurança pública, o governo já empossou 25 delegados, 120 agentes e 60 oficiais de Polícia Civil. Também foram empossados 18 peritos médicos legistas e 1 perito médico legista com especialização em psiquiatria no concurso da Polícia Técnico-Cientifica do Amapá (Politec) e, até o momento, cerca de 300 soldados de Polícia Militar.

Também houve concurso para Defensoria Pública do Estado (Defenap), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) e Grupo de Gestão Governamental. Além disso, o Estado já lançou o edital para preenchimento de vagas da Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Para o ano de 2019, está em planejamento a realização de concursos nas áreas da saúde, educação, Corpo de Bombeiros, Amapá Previdência (Amprev), Receita Estadual e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá