quinta, 12 de setembro de 2019 - 16:14h
Amapá vai expandir fornecimento de água em comunidades distantes com sistema da Funasa
Salta-Z é desenvolvido em Tartarugalzinho e já reduziu índice de doenças por água contaminada; meta é expandi-lo para os demais municípios.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Vice-governador Jaime Nunes recebeu prefeitos e técnicos da Funasa para tratar da implantação do sistema

Um projeto inovador, de baixo custo e que apresenta resultados eficientes na transformação da água do rio em água potável. É essa estratégia que o Governo do Estado do Amapá (GEA) adotará para expandir o fornecimento do produto para as comunidades distantes.

Nesta quinta-feira, 12, o governo, prefeituras e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) reuniram para iniciar o processo de expansão da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z). “Nós, enquanto governo vamos viabilizar a expansão desse projeto para que mais pessoas sejam beneficiadas”, confirmou o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes.

A Salta-Z foi implantada no município de Tartarugalzinho, a 230 km de Macapá, onde já é possível perceber a eficácia.

“Fomos premiados pelos resultados, pois conseguimos reduzir o índice de doenças por água contaminada e, com apoio do governo, será possível atender mais comunidades”, verificou o prefeito Rildo Oliveira.

Desenvolvido por técnicos da Superintendência da Funasa no Pará, o sistema possui caixa d’água, bomba para captação da água mineral e produtos químicos para o tratamento. Serão implantados inicialmente 50 kits do Salta-Z distribuídos nos 16 municípios.

“Esses kits podem ser colocados em escolas, áreas indígenas ou quilombolas garantindo água de qualidade e livre de contaminação”, explicou o substituto eventual da Superintendência da Funasa no Amapá, Marlon Inajosa.

Participaram da reunião as prefeituras de Amapá, Oiapoque, Pracúuba, Vitória do Jari, Cutias do Araguari, Serra do navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Porto Grande, Mazagão, Laranjal do Jari e Santana e as secretarias de Estado das Cidades (SDC); Infraestrutura (Seinf); Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom