Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 12 de março de 2019 - 15:38h
Inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática encerram dia 15 de março
Podem participar estudantes dos ensinos fundamental (do 6º ao 9º ano) e médio. Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes participaram da Obmep.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Arte/Obmep

Faltam poucos dias para encerrar o período de inscrições da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As instituições de ensino têm até esta sexta-feira, 15, para participarem da maior competição científica do país destinada a estudantes dos ensinos fundamental (do 6º ao 9º ano) e médio.

Escolas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar da olimpíada, que, no ano passado, reuniu 18,2 milhões de estudantes de 99,4% dos municípios brasileiros. O exame é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o tema deste ano é povos indígenas. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível exclusivamente na página da Obmep, no site www.obmep.org.br.

As provas são divididas em duas fases e é possível ganhar medalha de ouro, prata, bronze ou certificado de menção honrosa. A primeira fase será aplicada em 21 de maio e a segunda em 28 de setembro. Todas as provas são distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (sexto e sétimo anos), nível 2 (oitavo e nono anos) e nível 3 (qualquer ano do ensino médio).

Premiações

A Obmep premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de menção honrosa. Os premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Apoio

A Obmep 2019 tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além do selo da organização, todo o material de divulgação da olimpíada tem a logo do Ano Internacional das Línguas Indígenas, iniciativa da Unesco. Os cartazes da Obmep 2019 são ilustrados pela matemática nos desenhos simétricos dos povos indígenas. (Com informações do Ministério da Educação)

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá