Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 11 de novembro de 2019 - 19:22h
‘O idoso tem que ser digital’, diz moradora de abrigo sobre kit digital à terceira idade
Inclusão digital visa saúde física e mental dos idosos do Abrigo São José; parceria é do Governo do Amapá com o Governo Federal.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Brasiliana Lacerda, 70 anos, é a moradora mais antiga do Abrigo São José

Maria de Fátima Valente, 59 anos, mora no Abrigo São José, em Macapá, há cerca de um ano. Ela é a única entre os idosos de lá que sabe navegar na internet, utilizando, inclusive, as redes sociais. Para Maria de Fátima, o kit de inclusão digital do ‘Programa Viver: envelhecimento ativo e saudável’, entregue nesta segunda-feira,11, pelo Governo do Amapá, é uma grande oportunidade para seus colegas também se adaptarem à era digital.

“Estou muito feliz em ver nossas autoridades se importando conosco. Eu sou a única daqui [abrigo] que tem celular e rede social. Mas, agora, vou além, quero aprender a digitar, estudar e conhecer outras coisas pelo mundo do computador”, disse, animada, Maria de Fátima, que ganhou uma das 25 novas cadeiras de rodas entregues pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em maio deste ano.

A mais antiga moradora do abrigo, Brasiliana Lacerda, 70 anos, acolhida há mais de duas décadas, também ficou bastante animada com o novo ambiente virtual. “O idoso tem que ser respeitado, o idoso vale muito, o idoso tem que ser digital”, definiu, referindo-se à iniciativa.

A titular da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, presente à cerimônia de entrega dos kits, falou que, além dos equipamentos que compõem o ambiente virtual, a inclusão digital dos idosos será feita por meio de parcerias com instituições de tecnologia, como o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), e voluntários que possam ministrar cursos de informática.

 “Além de inclusão digital, essa ferramenta vai possibilitar saúde física e mental para os nossos idosos, que, muitas das vezes, anseiam por novas atividades aqui no abrigo”, falou a gestora. 

‘Programa Viver: envelhecimento ativo e saudável’

O programa é conduzido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que faz parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa promover a inserção da pessoa idosa no mundo digital nas áreas da educação financeira, direitos, saúde e mobilidade física, integrando a pessoa idosa na família e na comunidade, preservando sua autonomia e seu protagonismo.

O kit de inclusão digital para o abrigo foi adquirido por meio de processo licitatório efetuado pela secretaria nacional e transferido mediante assinatura de Termo de Doação para o Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernades Toninho Costa, veio pessoalmente ao Amapá participar da entrega dos equipamentos.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá