sábado, 09 de julho de 2016 - 10:40h
Empreendedores da Festa de São Tiago recebem cheques para financiamento
Microcrédito é liberado da linha Amapá Solidário (Amapasol), que disponibiliza financiamento de R$ 100 a R$ 6 mil
Foram 80 empreendedores cadastrados.

Os cheques do microcrédito para financiamento dos empreendedores que comercializarão no período da 239ª edição da Festa de São Tiago, foram entregues nesta sexta-feira, 8, em Mazagão. Durante o dia, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) fez a entrega dos cheques e assinatura dos contratos dos empreendedores aprovados pela Agencia de Fomentos do Amapá (Afap).

Foram 80 empreendedores cadastrados. Até o momento, 8 tiveram o microcrédito aprovado e liberado pela AFAP. Um deles é o vendedor de lanches Edmilson Araújo, morador de Mazagão que recebeu um cheque no valor de R$ 600. “Com esse dinheiro vou comprar material para preparar os hambúrgueres que eu vendo. É uma boa oportunidade, porque nós estamos precisando melhorar a renda e ficamos felizes com esse resultado”, disse o empreendedor.

Até o início do evento, mais cheques serão entregues. A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo, explica que foram várias etapas para a liberação, entre elas palestras sobre a utilização correta do financiamento e análise documental. Os empreendedores que estiverem inadimplentes e não conseguirem receber o microcrédito, terão espaço para comercialização. “Os empreendedores cadastrados terão espaço para comercializar seus produtos, mesmo que não recebam o microcrédito”, afirmou Marciane.

Este ano, os cheques foram liberados antes do início da festa para que os empreendedores possam investir nos negócios e se preparar para evento. A novidade agradou a mazaganense Daniele Teixeira, que trabalha vendendo confecções e, pela primeira vez, vai comercializar na festa de São Tiago. “Nessa crise precisamos encontrar alternativas para conseguir dinheiro. Esse crédito com juros baixos é uma oportunidade imperdível para investir no meu negócio”, informou.

A Festa de São Tiago é esperada pelos empreendedores, além de ser um período de fé, cultura e diversão. O evento também se tornou um evento turístico que fomenta a economia local. “Os empreendedores estão sendo preparados para ofertar serviços e produtos de qualidade, gerando emprego, renda e fomentando a economia da Vila de Mazagão”, afirmou o secretário-adjunto das Cidades, José Carlos Marmitão.

Microcrédito

O microcrédito liberado pela Afap é da linha Amapá Solidário (Amapasol), que disponibiliza financiamento no valor de R$ 100 a R$ 6 mil. A linha é específica para empreendedor informal.

Este ano, a tradição completa 239 anos. É organizada pela comunidade de Mazagão Velho, pela Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) com patrocínio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura de Mazagão. O apoio à realização será garantido através de termo de cooperação.

A festa

A Festa de São Tiago acontece desde o ano de 1777, na vila de Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão. O ponto alto é nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem as encenações teatrais dos episódios da batalha entre mouros e cristãos, missa campal e o círio; nos dias 27 e 28, as crianças têm uma “festa particular”, quando repetem os mesmos rituais dos adultos.

A tradição foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho, que deu origem ao município, foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.