Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 11 de maio de 2019 - 16:00h
Ciclo do Marabaixo: programação marca homenagem às mães
Atividades acontecem em Campina Grande, Praça do Boné Azul e Barracão Dica Congó. Ciclo do Marabaixo 2019 tem o apoio do Governo do Amapá.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Seafro
No domingo, 12, o marabaixo em homenagem às mães será Barracão Dica Congó, em Macapá

Uma programação especial do Ciclo do Marabaixo 2019 marca homenagem ao Dia das Mães, neste sábado, 11 e domingo, 12 de maio. Neste primeiro dia, as caixas começam a rufar a partir das 17, na praça do bairro Boné Azul, na zona norte de Macapá, e às 18h, na comunidade de Campina Grande, na zona rural; já no domingo, Dia das Mães, será a vez do barracão Dica Congó, no centro da capital, que abre suas portas a partir das 17h.

Quem promove o marabaixo no bairro Boné Azul é o grupo Berço do Marabaixo. Inicialmente, a programação aconteceria no barracão Gertrudes Saturnino, mas os organizadores decidiram estender o marabaixo para a zona norte de Macapá.

“É um dos marabaixos mais importantes, no qual prestamos homenagens às mães amapaenses, compartilhando com elas nossa maior manifestação cultural. Achamos justo, também, que a zona norte macapaense receba essa cultura”, assinala Valdineta Costa, representante do grupo Berço do Marabaixio.

Depois do marabaixo às mães, a programação do Ciclo do Marabaixo será retomada no dia 19, no CEU da Ates, no bairro Infarero 2, na capital. Já no dia 25, acontece o tradicional corte dos mastros na comunidade quilombola do Curiaú. As festividades seguem até o dia 23 de junho.

Patrimônio do Brasil apoiado pelo governo

O marabaixo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2018. Para a realização do ciclo deste ano houve um investimento de R$ 130 mil, divididos igualmente entre os grupos realizadores.

Marcados pelo culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, os festejos seguem até o chamado Domingo do Senhor, primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi, este ano, no dia 23 de junho. Na extensa programação, ainda constam missas, ladainhas, retirada dos mastros pelos grupos, bailes e jantares e outros rituais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá