quarta, 11 de maio de 2022 - 21:57h
Amapá Cacau: Tartarugalzinho passa a integrar o programa e receberá 50 mil sementes
As tratativas para marcar as ações do programa no município foram definidas durante um encontro entre os gestores da SDR e Prefeitura.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo/reprodução
Os gestores visitaram o viveiro da Amcel, que poderá ser uma uma parceira no município.

O Governo do Amapá incluiu o município de Tartarugalzinho no Programa Amapá Cacau. As tratativas para marcar as ações do programa foram definidas durante um encontro entre os gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Prefeitura de Municipal Tartarugalzinho (PMT), ocorrido nesta terça-feira, 10.

Inicialmente, o município receberá 50 mil sementes nos próximos dias. O programa é coordenado pela SDR.

De acordo com o gestor da SDR, Janer Gazel, a iniciativa de abranger o município faz parte de um plano que prevê aumentar o número de produtores e áreas a serem atendidas pelo Amapá Cacau.

“Primeiramente era só na área centro-oeste do estado, mas observamos que Tartarugalzinho tem a vocação para a cultura do cacau; além do interesse direto do prefeito Bruno, que apoia o programa e entrará com uma parte grande da estrutura”, informou.

Com o planejamento e as parcerias, a ideia é usar o viveiro municipal e com o auxílio dos técnicos da SDR, as mudas possam ser desenvolvidas e em seguida serem repassadas para os produtores locais, assim como vem sendo feito na região centro-oeste.

“Queremos ter mais uma cultura de produção agrícola e com isso, também iremos trabalhar para aumentar a capacidade do viveiro municipal para receber 50 mil sementes de cacau e desta forma colocar para o nosso produtor a cultura cacaueira”, disse.

Dentro das diretrizes de implantação do Amapá Cacau, em Tartarugalzinho, ainda está a previsão do repasse de cerca de 200 mil sementes de cacau, que ficarão no viveiro da empresa Amapá Florestal e Celulose (Amcel).

Neste primeiro semestre existe a expectativa de o Amapá receber 500 mil sementes de cacau provenientes das doações da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O Amapá já recebeu 100 mil sementes e espera receber ainda mais 400 mil neste ano. A cooperação entre Amapá e Pará, tem a previsão de repasse de 1 milhão de sementes ao estado amapaense.

O próximo município que poderá integrar o Amapá Cacau é Calçoene. Já existe uma organização entre SDR e Prefeitura para a implantação no programa na localidade

Amapá Cacau

O Programa Amapá tem o objetivo de implantar, auxiliar e fortalecer a cadeia cacaueira no estado. Uma parceria entre Governo do Amapá, Faepa e Ceplac/PA, garante treinamento para os técnicos do estado, sobre o plantio do cacau e doações de sementes, para alavancar a cadeia no Amapá.