Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 10 de dezembro de 2019 - 14:08h
Secretaria das Cidades apresenta ações para melhoria do saneamento básico
Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram reunidos no 2º Encontec, do TCE/AP, que este ano promoveu debates, palestras e mesas redondas.
Por: Weverton Façanha
Foto: Kleber Nasper/Ascom SDC
Encontro busca promover a melhoria do saneamento básico no estado

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) apresentou nesta terça-feira, 10, ações voltados para melhoria do saneamento básico no 2ª Encontro Técnico (Encontec), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado Amapá (TCE/AP). O evento foi realizado na sede do Sebrae, em Macapá.

A programação que iniciou na segunda-feira, 9, reuniu durante os dois dias representantes de instituições do Executivo, Legislativo, Judiciário e controle fiscal. Saneamento básico foi tema de debates, palestras e mesas redondas.

Entre os assuntos abordados estiveram os recursos financeiros para a implantação de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos para municípios com até 50 mil habitantes, e o controle externo do TCE/AP na gestão de projetos.

De acordo com o secretário da SDC, Antônio Teles Júnior, o tema em discussão é importante e a gestão atual do Governo do Estado vem atuando diretamente com uma política voltada para o saneamento.

“Estamos com uma estratégia nova e as diretrizes, de acordo com determinações da União e o estado, já tem projeto qualificados na área de saneamento, ou seja, o debate promovido pelo TCE é uma oportunidade para mostrarmos os avanços e os futuros projetos para o setor”, destacou.

Para o auditor fiscal do TCE/AP, Mauricio de Souza, o Encontec traz um debate sobre um cenário de investimento em saneamento e como os órgãos responsáveis juntos com a população podem melhorar o panorama em um prazo razoável.

“Nesta programação já podemos saber que o governo estadual tem um plano para melhorar e implantar o saneamento. Esses são os objetivo do TCE neste encontro: informar e repassar para a comunidade que cada Poder está fazendo e o que vai fazer sobre o tema em debate”, disse Souza.

No evento também foi possível ter acesso a uma exposição sensorial, chamada “Um mergulho no Meio Ambiente”. Os visitantes eram surpreendidos por três espaços que misturavam teatro, realidade e tecnologia, com objetivo de abordar a reflexão da problemática da falta de saneamento e as consequências que causam.

Por meio de estandes, a programação apresentou resultados ações ligadas ao melhoramento de ambientes sem saneamentos com os serviços de implantação do trabalho. Nelas, eram possíveis observar como o lixo é transformado em produtos reutilizáveis, a exemplo na arte.

O encerramento do 2º Encontec foi marcado pela assinatura de uma “Carta de Intenções”, na qual contém os compromissos sobre o tema do encontro para as ações dos órgãos responsáveis em 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá