Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 10 de julho de 2020 - 21:30h
TFD: plano de ação e informatização do programa serão implantados pelo Governo do Amapá
Avanços do Programa de Tratamento Fora de Domicílio foram tema de encontro conduzido pelo governador, Waldez Góes, nesta sexta-feira, 10.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
A informatização do sistema do programa TFD está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde desde janeiro deste ano

Durante reunião com a equipe da Saúde nesta sexta-feira, 10, o governador do Amapá, Waldez Góes, abordou estratégias para fortalecimento do setor. Entre as pautas tratadas, está o plano de ação do Programa de Tratamento Fora de Domícilio (TFD). Foram avaliados os avanços e estabelecidas novas metas para o serviço.

O governador frisou a necessidade de finalizar o processo para informatizar o sistema do programa TFD. A ferramenta está sendo desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) desde janeiro deste ano e permitirá acesso a informações, solicitações de processos e definições de fluxos.

“A informatização do TFD é uma forma de manter o programa funcionando com acompanhamento e controle dos processos. É uma medida que busca garantir ainda mais transparência e celeridade”, explicou Góes.

A Sesa também trabalha na produção de um diagnóstico do que é necessário ofertar no estado, o que pode reduzir em 50% a carga do programa.

Fortalecimento

Entre os últimos avanços do TFD, houve a implantação do fluxo de serviços e do protocolo de solicitação de passagens.

A Sesa aumentou, ainda, o número de membros da Comissão Autorizadora – grupo responsável por analisar, avaliar e liberar os processos dos pacientes do TFD. A equipe também recebeu capacitação sobre fluxos e execução dos serviços e foi transferida para o prédio da Sesa, medidas adotadas para garantir mais agilidade aos procedimentos.

De março a junho deste ano, a Sesa recebeu 1.900 solicitações de serviços por email. Dessas, 1.873 foram atendidas. Ao todo, 755 processos de viagens analisados, sendo 657 deferidos.

Durante o encontro, também foram discutidas medidas para a realização de cirurgias eletivas, obras, aquisição de medicamentos, regulação e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá