quinta, 10 de janeiro de 2019 - 16:46h
População aprende a customizar camisas em oficina na Casa do Trabalhador
Na primeira oficina de 2019 foram 25 pessoas, entre homens e mulheres. A maioria participa pela primeira vez.
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Oficina gerou interesse dos homens pela produção de camisas customizadas

Aos 62 anos e uma larga experiência em costura, a dona de casa Maria Lúcia Gomes Castelo não se cansa em buscar conhecimento. Ela é uma das 25 participantes da oficina de Customização de Camisas, realizada nesta quinta-feira, 10, na Casa do Trabalhador. O treinamento faz parte do projeto Oficina Criativa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

“Estava em casa e assisti pela televisão o anúncio. Corri para fazer minha inscrição. Sou costureira e preciso estar cada vez mais atualizada das tendências. A produção de camisas customizadas vai ajudar a melhorar ainda mais minha renda mensal”, afirmou, Maria Lúcia.

A estudante Carolina da Silva Aires, 20 anos, participou pela primeira vez deste tipo de curso. Também costureira, ela é moradora do bairro dos Congós, na zona sul de Macapá, e encarou o desafio com uma forma de aprimorar o conhecimento em corte e costura.

“Meu objetivo é comercializar as camisas no período dos bailes de carnaval. Muita gente gosta de cair na folia com uma camisa exclusiva e personalizada”, disse Carolina da Silva.

A presença dos homens chamou a atenção na oficina. Um deles foi Werlei Sandro Ferreira, 37 anos. Apesar de trabalhar como serviços gerais, ele decidiu apostar, também, na customização de camisas. “É mais uma opção de renda para ajudar no sustento de minha família”, avaliou.

A oficina de Customização de Camisas utiliza como matéria prima, principal, retalhos de panos e outros materiais. O treinamento foi dado pelas instrutoras Aliene Macedo de Azevedo e Elcione Vales. Todos os participantes receberam certificados emitidos pela Sete.

Nesta sexta-feira, 11, será realiza a oficina de confecção de Artigos Religiosos. O treinamento será das 9h às 12h, no prédio da Casa do Trabalhador, na avenida Mendonça Júnior, entre as Ruas Marcelo Cândia e Paraná, no bairro Santa Rita.

Segundo a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcela Chesca, um longo cronograma de oficinas foi montado para execução durante o primeiro semestre de 2019.

“A finalidade é qualificar e criar oportunidades para que a população possa aprender um ofício e incentivá-los a empreender”, informou a secretária.

Créditos:

João Clésio/Sete