Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 09 de dezembro de 2020 - 16:39h
Governo do Amapá realiza ação de imunização no HCA
Após registrar aumento em número de entradas de pacientes com Sarampo, direção do hospital e núcleo estadual de imunização realizam vacinação em todos pacientes e servidores do HCA.
Por:
Foto: Maksuel Martins
enfermeira preparando dose de vacina

O Governo do Amapá em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá, iniciou nesta quarta-feira, 9, ação de imunização em funcionários e pacientes do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). As doses aplicadas são da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. 

O principal objetivoé imunizar servidores e pacientes contra o sarampo, devido ao aumento no número de atendimentos a pessoas com a doença no HCA. 

Por conta disso, a direção do hospital realizou uma busca ativa de casos de sarampo na instituição e reportou à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que programou a vacinação de todos os pacientes e servidores da unidade hospitalar, como conta a gerente do Núcleo de Serviços Técnicos do HCA, Silvana Rodrigues. 

“Nós recebemos na segunda-feira, 30, 18 casos suspeitos de sarampo. imediatamente isolamos essas crianças e fizemos uma busca ativa pelos casos, e acionamos a SVS para que pudesse ser realizado o controle epidemiológico por meio de vacinação de todos os servidores e pacientes”, explicou Silvana Rodrigues. 

A equipe de imunização avaliou as cadernetas de vacinação das crianças e seus acompanhantes, para atualizar as vacinas que estavam faltando ser aplicadas. Foram ofertadas além do tríplice viral, todas as vacinas disponíveis na rede pública do SUS. A apoiadora da organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/MS), Silvia Maués, acompanhou toda a ação nos dois hospitais. 

“Foi feita uma avaliação em todas as cadernetas de vacinação das crianças e em parceria com os médicos do hospital, fizemos a análise clínica para em seguida autorizar a aplicação das vacinas”, explicou Silvia Maués. 

A ação segue até sexta-feira, 11. 

Sarampo no estado 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa que pode causar febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular e pode ser fatal. O Amapá continua registrando um aumento no número de casos da doença, que já atingiu 169 pessoas neste ano, sendo 106 em Santana, 56 em Macapá, 5 em Mazagão 1 em Porto Grande e 1 em Pedra Branca do Amapari. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá