quarta, 09 de outubro de 2019 - 21:30h
Com foco no setor produtivo, governo organiza mais uma edição da Agropesc em Amapá
Feira de agropecuária acontecerá de 23 a 26 de outubro, em Amapá; programação terá leilão de animais; empreendedorismo, cursos e palestras.
Foto: Márcio Pinheiro
Evento é fruto de parceria entre Estado e Prefeitura de Amapá

Leilão de animais, oportunidades de negócios, oficinas, cursos e palestras, além de eventos culturais e de lazer, estão entre as atrações da 28ª Feira Agropecuária do Amapá (Agropesc), evento que faz parte do Circuito Tecnoagro, e está programado para acontecer de 23 a 26 de outubro, no Parque de Exposição João Pompilho, no município de Amapá.

Com a proposta de valorizar o setor produtivo, a 28ª Agropesc é organizada pelo Governo do Amapá em parceria com a Prefeitura de Amapá.

Nesta quarta-feira, 9, os últimos ajustes para a realização da feira foram discutidos durante encontro no Palácio do Setentrião, em Macapá. O evento busca incentivar um amplo debate sobre pecuária, pesca e aquicultura; ao mesmo tempo em que objetiva realizar uma exposição tecnológica sobre os avanços alcançados nas áreas de nutrição, genética e sanidade para esses segmentos produtivos, além de promover a compra e venda de animais com elevada qualidade genética e capacidade reprodutiva.

A reunião foi conduzida pelo chefe-adjunto do Gabinete do Governador (GabGov), Carlos Marques. Ele destacou que a programação da 28ª Agropesc inclui oficinas, como ‘Artesanato com escamas de peixe’, e palestras com os temas ‘Desenvolvimento da Aquicultura’ e ‘Sanidade Animal’; todas abertas para a comunidade em geral, mas, voltadas, principalmente, para produtores rurais, técnicos e acadêmicos.

“O foco são as atividades que valorizam a economia e o desenvolvimento do nosso estado. É importante que essa ação aconteça no município de Amapá, que está localizado na região dos lagos, que possui um grande potencial agropecuário”, falou Marques. Ele lembrou que a vocação econômica da cidade foi um fator decisivo para que, em junho de 2018, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) passasse a ofertar o curso de engenharia agronômica no campus local.

Também presente ao encontro, o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, disse que a feira incentivará a economia da região. “A Agropesc envolve, não só nossa cidade, como, também, municípios vizinhos, a exemplo de Pracuúba, Calçoene e Tartarugalzinho”, comentou.

O evento contará com um aparato de segurança pública formado por agentes do Corpo de Bombeiros (CBM/AP) e Polícia Militar (PM/AP).

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia.