domingo, 09 de julho de 2017 - 11:25h
Serra do Navio terá rede de fibra ótica ativa após 3 anos implantada
Visita do Prodap a Serra do Navio visa parceria para solucionar problemas de comunicação no município.
Por: .Colaboradores: Sidney Cardoso
Foto: Célio Conrado
Diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, reuniu com representantes do Município para tratar sobre os problemas tecnológicos

Com o objetivo de diagnosticar e buscar formas de solucionar os problemas tecnológicos, através de um plano de ação, técnicos do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) do Governo do Amapá, visitaram, na semana passada, o município de Serra do Navio. O encontro contou com a participação do vice-prefeito, Elindomar Soares; do secretário de administração, Reginaldo Pantoja, e do diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.

O município de Serra do Navio foi um dos cinco municípios do Amapá contemplados com o projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações do governo federal, cujo objetivo é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios, por meio da construção de rede de fibra ótica, que possibilita a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo, eletronicamente, e a espaços de uso de internet.

A rede de fibra ótica instalada na cidade de Serra do Navio, em 2013, tem a extensão de 2.474 metros de rota e contempla 21 órgãos do município. A prefeitura possui em sua unidade equipamentos como hacker, suítes, entre outros. São recursos de comunicação que estão parados há mais de três anos e nunca foram utilizados.  A rede está inativa devido a quatro rompimentos em pontos distintos.  Em alguns lugares da cidade, são visíveis partes de fibra ótica expostas próximo às ruas, praça e outros lugares. Com isso, os órgãos locais contam com serviços terceirizados de internet, precário e deficiente, que não suprem as necessidades.

“Estamos fazendo um levantamento em relação aos serviços prestados para sairmos desse gargalo de internet. Porque, hoje, tudo precisa de internet. Nós precisamos nos deslocar para nossas casas para podermos nos comunicar e trabalhar. O sistema precisa de internet para rodar”, explica o vice-prefeito, Elindomar Soares.

O grande diferencial em relação à situação dos outros municípios será o custo quase zero para a prefeitura de Serra do Navio. “A intenção é oportunizar esses recursos tecnológicos do governo. Vamos mapear e identificar os meios de serviços utilizados nos órgãos, centralizar e conectar todos a uma rede do Estado. Vamos fazer de maneira que torne essa conta mais barata”, esclarece o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.

Após a assinatura do termo de cooperação técnica, o Prodap será responsável pela manutenção e fará o gerenciamento juntamente com a prefeitura.

O plano de visita faz parte de uma parceria entre o governo e as prefeituras, que visa observar os principais problemas tecnológicos, que dificultam o progresso para a execução e divulgação de ações, programas e projetos dentro da gestão de cada município.