Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 08 de novembro de 2018 - 21:00h
Projeto Quinta Feliz promove integração e atividades físicas entre idosos
Durante o mês de novembro o projeto realiza a IV edição dos Jogos Internos em diversas modalidades esportivas adaptadas.
Por:
Foto: José Baía / Secom
Aos 109 anos, vovó Iaiá é uma das mais ativas do grupo de idosos e faz questão de participar das atividades do Quinta Feliz

Para Aida Gemaque Mendes, conhecida como vovó Iaiá, as quintas-feiras são sempre alegres. Aos 109 anos, ela é uma das participantes pioneiras do Projeto Quinta Feliz, executado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), no Ginásio Paulo Conrado, em Macapá, que reúne idosos acima de 60 anos em atividade lúdicas e recreativas como: jogos, passeios e palestras.

Vovó Iaiá nasceu em novembro de 1909, no município de Chaves (PA), mora em Macapá desde 1959 e diz amar a terra tucuju. Ela é conhecida mundialmente por suas façanhas: saltos de paraquedas, por conduzir a Tocha Olímpica e entrar para o Livro dos Recordes, feitos realizados após ela completar os cem anos de idade.

Nas atividades do projeto Quinta Feliz, a centenária desportista mostra excelente desempenho nas competições de ‘acerte o alvo’ e é a de melhor mira do seu time, o Pororoca. “O segredo para viver muito é trabalhar, comer bem e fazer tudo com paz e amor no coração”, revela Iaiá.

Outro componente do grupo de idosos é Everaldo Palheta, que participa de atividades promovidas pela Sedel há quase vinte anos. “Eu gosto de todos os jogos promovidos pelo projeto, para mim, é brincadeira de criança”, afirma.

Sedentarismo não tem espaço na rotina do seu Everaldo, que, todas as manhãs, faz caminhadas de até cinco quilômetros com um carrinho de mão abastecido amarrado à cintura. O idoso faz questão de manter uma alimentação balanceada e se abstém de doces. Aos 68 anos, pai de três filhos, e com bom preparo físico, ele ainda participa de maratonas. “Eu gosto de estar em forma, por isso, aos finais de semana, faço até 21 quilômetros de caminhada”, explica Palheta.

IV Jogos Internos do Projeto Quinta Feliz

Durante o mês de novembro o projeto realiza a IV edição dos Jogos Internos em diversas modalidades esportivas adaptadas. Nesta quinta-feira, 8, os idosos participaram de competições de Acerte o Alvo e Boliche. A programação terá uma pausa no feriado do dia 15, e retorna dia 22 com Jogos de Dama, Dominó e Chute ao Gol. O projeto encerra com a competição de Bola ao Cesto.

O projeto Quinta Feliz visa proporcionar aos idosos momentos de entretenimento e interação entre eles, e trabalha no combate à ociosidade, solidão, depressão e sedentarismo, promovendo saúde física, mental e emocional. Os participantes são de vários bairros de Macapá e Santana. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, a partir das 15h, no Ginásio Paulo Conrado. Durante o ano todo, os participantes são incluídos em programações que proporcionam qualidade de vida.

Atualmente, 60 pessoas estão inclusas no projeto, que possui vagas em aberto. Para participar o idoso ou o responsável por ele deve se dirigir até o ginásio, localizado na Rua General Rondon, S/N – Centro de Macapá, em posse dos documentos para realização da inscrição. O critério para fazer parte do projeto é ter acima de 60 anos.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baía / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá