terça, 08 de outubro de 2019 - 08:31h
Parceria garante desenvolvimento socioeconômico de Oiapoque
Governo do Estado, bancada federal e prefeitura garantem recursos para investimentos em infraestrutura, saneamento básico, transporte e regularização fundiária.
Foto: Marcelo Loureiro
Convênios assinados vão beneficiar economicamente o município.

Nesta segunda-feira, 8, o município de Oiapoque foi beneficiado com diversos projetos na área de infraestrutura, saneamento básico, transporte e regularização fundiária. Os investimentos são fruto de parcerias entre o Governo do Estado do Amapá, a Prefeitura de Oiapoque e bancada federal.

Em cerimônia realizada na sede do município o Governo do Amapá assinou dois convênios com a prefeitura. O primeiro no valor de R$ 398,7 mil será destinado à reforma do Terminal Rodoviário de Oiapoque. O Segundo convênio no valor de R$ 2 milhões vai financiar o recondicionamento da lixeira pública do município. Os projetos contam com recursos da União, do tesouro estadual e contrapartida da prefeitura, somando quase R$ 2,4 milhões em investimentos.

“Esse momento é um exemplo de como a união entre os poderes reflete positivamente na vida do cidadão, garantindo a execução de serviços que irão garantir o desenvolvimento socioeconômico do município”, destacou o governador do Amapá, Waldez Góes.

A prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, destacou que essa união vai garantir a execução de serviços que a prefeitura não teria condições de executar. “A gente sabe do momento difícil enfrentado pelo estado e pelos municípios, e mesmo assim nós não fomos desamparados pelo governo e por nossos parlamentares”, frisou.

Outra conquista da população oiapoquense foi a entrega de 590 títulos de lotes habitacionais para famílias de baixa renda do bairro Infraero. A liberação do programa foi feito pelo senador Davi Alcolumbre junto ao Governo Federal.

O morador Edílson da Silva comeorou o esforço de todos os órgãos para garantir o direito à cidadania da poppulação do município. "Hoje estamos recebendo várias investimentos tanto do governo, da prefeitura e da bancada, que vai mudar a vida de muita gente do nosso município", celebrou.

Outra novidade para o município foi a liberação de R$ 3 milhões para a reforma do Aeroporto de Oiapoque. O investimento será possível graças a transferência do MOP (Módulo Operacional Provisório) do Aeroporto de Macapá, anunciado pelo ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes. Esse investimento vai possibilitar o desenvolvimento da região, principalmente pela relação transfroteiriça entre Amapá-Guiana Francesa.

“São diversos projetos que estamos trazendo para beneficiar a população desta região. Obras, que, à exemplo da BR-156, trarão mais desenvolvimento para o município de Oiapoque”, destacou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.