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terça, 08 de outubro de 2019 - 07:48h
Obras do trecho norte da BR-156 devem ser concluídas até 2022
Graças à articulação política da bancada federal amapaense a obra da BR-156 se tornou prioridade para o governo brasileiro.
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Foto: Marcelo Loureiro e Márcio Pinheiro/Secom
Retomada das obras representa geração de emprego e renda na região, segundo o governador Waldez Góes

As obras de asfaltamento do trecho norte da BR-156, que liga Macapá ao município de Oiapoque, foram retomadas. Nessa segunda-feira, 7, o governador do Amapá, Waldez Góes, acompanhou uma comitiva formada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e membros da bancada federal, ao canteiro de obras, em Oiapoque. A previsão é que os trabalhos de pavimentação da rodovia sejam concluídos até 2022.

Os serviços passaram a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que tem meta de concluir ainda este ano 10 quilômetros de pavimentação, entre a sede do município de Calçoene e a comunidade de Carnot.

“Foi graças à articulação da bancada federal amapaense, que nos procurou e falou sobre a importância dessa obra, que decidimos colocá-la como uma das prioridades do nosso governo para os próximos anos”, anunciou o ministro Tarcísio Gomes Freitas.

Devido a isso, no início do ano foram liberados R$ 30 milhões para a execução da obra. Mais R$ 20 milhões serão liberados até o final deste mês, segundo o ministro.

O governador Waldez Góes destacou que as obras da BR-156 deverão proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da região norte do Estado, além de reforçar a união entre o Brasil e a União Europeia através da fronteira com a Guiana Francesa.

“Esse trabalho será um gerador de emprego e renda durante as obras e, principalmente, após a sua conclusão, proporcionando o desenvolvimento desta região e fortalecendo a nossa relação comercial com a União Europeia por meio do governo francês”, frisou.

O diretor-geral do Dnit, general Santos Filho, tranquilizou as autoridades com relação ao andamento das obras no inverno.

“Já temos todo um planejamento para dar continuidade ao trabalho. Com a chegada do inverno vamos atuar com as construções de bueiros e pontes ao longo da rodovia”, explicou.

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, lembrou que entre os anos de 2003 e 2009 o Governo Waldez foi o responsável por asfaltar 195 quilômetros da BR-156, entre os municípios de Ferreira Gomes e Calçoene.

“Ele (Waldez) foi o político desse estado que mais asfaltou essa BR antes dela ser repassada para o Dnit”, frisou Alcolumbre.

Para o senador Lucas Barreto a retomada da obra vai mudar a realidade da população de Oiapoque, que sofre há anos com a atual situação da BR.

“Essa é a obra mais antiga do país. Essa população sofria com a falta de acessibilidade ao município. Isso deverá mudar completamente com a conclusão desses serviços”, ressaltou o parlamentar.

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Créditos:

Fotos: Márcio Pinheiro

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