Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 08 de junho de 2017 - 16:14h
Governo estuda aquisição de novos helicópteros para o GTA
Anúncio foi feito durante troca de comando do Grupamento Tático Aéreo nesta quinta-feira
Por:
Foto: Ruan Alves/Alap
Planejamento para os próximos 10 anos envolve aquisição de novas aeronaves e a construção de hangar próprio para o GTA

Durante a troca de comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ocorrida na manhã desta quinta-feira, 8, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericlaudio Alencar, anunciou que o Governo do Estado está estudando a aquisição de novos helicópteros e a construção de um hangar próprio para o grupamento.

As medidas otimizarão as ações do GTA, que visam revitalizar o serviço de apoio, repressão e prevenção em segurança pública. “Nós temos que planejar o GTA para daqui a dez anos e estamos fazendo um projeto maior para isso, com uma reestruturação que envolve uma sede própria e novas aeronaves. Esse é um instrumento essencial para a segurança pública e os trabalhos de busca e salvamento, como vimos essa semana”, ressaltou Ericlaudio, referindo-se ao salvamento de uma jovem de 19 anos que deu à luz dentro da aeronave do GTA.

Quem assumiu o comando do GTA foi o Policial Civil Ajaje José Rachid Neto, que já havia integrado o grupamento como tripulante operacional e piloto. “Nós vamos dar prosseguimento ao trabalho que estava sendo desenvolvido e assumir essa missão, afinal, missão dada é missão cumprida”, comentou.

Essa é a quarta troca na coordenação do GTA, desde a criação, em 2006. O grupamento já foi liderado pelo delegado de Polícia Civil Celso Pacheco, coronel do Corpo de Bombeiros José Furtado e pelo policial Civil Rubem José dos Santos Junior, o último que esteve à frente do comando.

Atualmente, o grupamento conta 24 agentes dentre pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos, além de contar com o apoio de profissionais da saúde para ações de busca e salvamento, principalmente em áreas remotas do interior do Estado.

Perfil

Ajaje José Rachid Neto tem 47 anos e é natural de Macapá. Ingressou na Polícia Civil do Estado do Amapá em 1992 como agente de polícia, função que desempenhou em diversas delegacias do Estado. A carreira na aviação teve início em 2006, quando ingressou no GTA na função de tripulante operacional. Em 2008 foi designado para frequentar cursos de piloto privado e comercial de helicóptero na Escola Andra Aeronáutica, no Estado de São Paulo.

No GTA desempenhou as funções de piloto de helicóptero e de chefe da Seção de Operações. Em 2010 passou a exercer a função de comandante de aeronave e instrutor de voo no Grupamento de Aviação de Segurança Pública do Pará (Graesp), onde adquiriu experiência de voo e conhecimento técnico.

Esteve à disposição da Aviação da Força Nacional nos anos de 2011, 2012, 2015 e 2016 até maio deste ano, onde atuou em diversos Estados como comandante de aeronave e instrutor de voo, apoiando a formação de pilotos de helicóptero nos Estados por onde passou. Hoje conta com mais de duas mil horas de voo e grande experiência na aviação de segurança pública.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá