quinta, 08 de abril de 2021 - 12:47h
Criança Alfabetizada: formação on-line capacita educadores a auxiliarem professores do ensino fundamental
A qualificação é sobre gestão de currículo e prática de linguagem no processo de alfabetização e letramento.
O foco nesta nova fase é para o desenvolvimento profissional da equipe de formadores locais que irão atuar junto às escolas estaduais e municipais

Iniciou na última quarta-feira, 7, mais uma formação on-line para educadores formadores do Criança Alfabetizada, programa desenvolvido pelo governo estadual.  Trata-se de uma qualificação em gestão de currículo e na prática de linguagem no processo de alfabetização e letramento.

A qualificação segue até sexta-feira, 9, e conta com a parceira do Centro de Valorização da Educação (Cveduc) e Associação Bem Comum.

O Criança Alfabetizada tem elaborado novas práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas das redes estadual e dos 16 municípios, por meio do regime de colaboração.

O foco nesta nova fase é para o desenvolvimento profissional da equipe de formadores locais que irão atuar junto às  escolas estaduais e municipais no processo de formação continuada para professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

A qualificação busca, ainda, proporcionar aos formadores locais momentos de reflexão, troca de conhecimentos e boas práticas, para contribuir com seu trabalho pedagógico.

Desde março de 2020, as formações do programa estão acontecendo de forma on-line como medida de evitar aglomeração obedecendo as normas de biossegurança de enfretamento e combate à Covid-19.

De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Silva, a cada nova formação serão exigidos que as práticas pedagógicas sejam adaptadas ao novo contexto de educação do país.

“Teremos momentos de novos conhecimentos e experiências diante do desafio de garantir o processo de aprendizagem em casa a todos os estudantes. O caminho é seguir adaptando nossas ações para contemplar todos os professores alcançando assim nossas crianças na consolidação de habilidades essenciais de leitura e escrita”, disse Cláudia Silva.

Todos os materiais de apoio para os formadores estão sendo disponibilizados via e-mail e em grupos no WhatsApp.